sexta-feira, julho 10, 2015

Mais um ídolo que desaparece...


A nação é a Rússia, um orgulhoso país a viver a revolução.
Jivago, um talentoso poeta e dedicado cirurgião a quem a guerra não poupou, dividido entre a meiga mulher com quem casou e a fogosa mulher que não consegue esquecer.
Baseado no romance de Boris Pasternak, vencedor do Prémio Nobel, este poderoso, mas sensível filme, arrecadou Óscares para Melhor Fotografia, Melhor Argumento, Melhor Música Original (que inclui o inesquecível «Lara's Theme»), Melhor Cenografia e Melhor Guarda-Roupa.
Uma 'produção brilhante' (Chicago Tribune) a todos os níveis, Doutor Jivago é a Sétima Arte no seu esplendor.
Doutor Jivago foi interpretado por Omar Sharif.
Uma interpretação soberba que fascinou e fascina pelo profissionalismo e representação da personagem.
O primeiro papel em inglês foi o de Sharif Ali no épico «Lawrence da Arábia» (1962), realizado por David Lean.
A entrada em cena foi uma das mais inesquecíveis da história do cinema: Ali surgia primeiro como um ponto longínquo no deserto que se aproximava lentamente até se revelar montado a camelo e matar Tafas, o guia de Lawrence (Peter O'Toole).
EXTRAORDINÁRIO!
Destacam-se ainda filmes como «A Queda do Império Romano» (1964), «Genghis Khan, o Conquistador» (1965), «A Noite dos Generais» (1967), «O Ouro de Mackenna? (1969), «Che!» (1969), «Os Cavaleiros das Estepes» (1971), «A Semente de Tamarindo» (1974), «Funny Lady» (1975), «O Último Viking» (1999), «Monsieur Ibrahim et les Fleurs du Coran» (2003), «Hidalgo - O Grande Desafio» (04) e «J'ai oublié de te dire» (09), onde representara um doente de Alzheimer, experiência que confessou tê-lo marcado.
Mais um ídolo que parte…