sexta-feira, maio 29, 2015

ROUBO


 
Mais um negócio de «espertalhões» que rima com...CABRÕES!
Os estaleiros de Viana do Castelo receberam uma encomenda da Atlânticoline, empresa controlada pelo Governo Regional dos Açores, chefiado por um tal Carlos César do PS, para fabricar um ferry de transporte de passageiros, para os Açores.
A meio do projecto os Açores (governo do César) exigiram mudanças que tornaram o navio mais pesado.
Na altura da entrega do navio, os Açores recusam-no alegando que a velocidade tinha 1 1 nó a menos?
-Testes provam que o navio cumpria a velocidade pedida, e os Estaleiros alegam que a pouca diferença na velocidade que pudesse existir, se devia ás alterações exigidas pelo cliente que aumentaram o peso do ferry.
Em 2009 o navio estava avaliado em mais de 40 milhões de euros, mas não tinha dono.
Entretanto, o presidente da Atlânticoline, Carlos Reis, após cancelar o contrato com a ENVC, opta por fechar um contrato por ajuste directo, com uma empresa estrangeira, fretando 2 navios por por 2 anos, por mais de 20 milhões de euros. (Que conveniente, recorrer a ajustes directos, famosos pela sua falta de transparência e de concorrência, ganha quem der mais luvas?)
Regressando ao luxuoso ferry Atlantida que todos pagamos, acabou abandonado desde 2009 até 2014, à espera de comprador, um navio que custara perto de 50 milhões, estava agora avaliado e à venda no mercado internacional, por 29 milhões, mas ao que parece ninguém o queria comprar... e continuava a desvalorizar.
As despesas para o contribuinte, estavam sempre a somar:
-50 milhões o custo do ferry,
-21 milhões do aluguer dos substitutos,
-531 mil de juros trimestrais à banca, desde 2009
-9 mil para um parecer,
-400 mil manutenção... etc, etc.
Finalmente foi vendido por 8,7 milhões em Setembro de 2014... pobres contribuintes que tudo ignoram, acabaram assim por perder 40 milhões de euros num piscar de olhos e sem qualquer vergonha ou responsabilidade, por parte governantes envolvidos.
Mas a estória continua…
A Douro Azul, de Mário Ferreira, que tinha comprado o navio por uma pechincha, 8,7 milhões, em Setembro de 2014, vendeu-o aos noruegueses, este mês, Maio de 2015, por 17 milhões!
Alguém ouviu ou leu algo sobre a NEGOCIATA?
HIPOCRISIA JORNALÍSTICA!
O problema não é Mário Ferreira saber negociar muito bem, o problema são os nossos representantes negociarem tão mal.
Qual a razão?
Era o que os portugueses gostavam de saber.
Gestão danosa?
Má gestão?
Incompetência?
Incompetência não deve ser, porque estes personagens da politica que tomam medidas ruinosas para o estado, são gananciosamente disputados e procurados para trabalhar em empresas privadas e de sucesso. Aliás como são poucos para as encomendas, cada um deles, desempenha cargos em 2, 3 , 6 ou mais empresas, em simultâneo.
NINGUÉM INVESTIGA?
BARDAMERDA E CALADINHOS!