sábado, maio 02, 2015

Gostei de ler

PASSOS RESSUSCITA DIAS LOUREIRO

Que raio de país é este em que o primeiro-ministro vai a uma cerimónia pública desenterrar a figura de Dias Loureiro (que depois do escândalo do BPN se tinha sumido no anonimato), fazendo o elogio da sua história de vida como empresário de sucesso?
É, de facto, o sinal de uma forma de ser e estar na política, onde a moralidade e os princípios não contam, é a velha ideia de uma total impunidade para as figuras gradas do cavaquismo, como clientela partidária, é a expressão pública da ausência de valores que a ideia de política de Passos Coelho exercita e estimula.
Na triste circunstância de uma feira de queijos, em Aguiar da Beira, o primeiro-ministro, talvez porque o contágio do excelente queijo da serra lhe comeu a memória, ressuscitou Dias Loureiro, cuja acção no BPN o obrigou a demitir-se de conselheiro de Estado. A perplexidade que o acontecimento gerou, face às branqueadoras declarações de Passos, conduz a uma interrogação essencial: que gente é esta que (ainda) domina a política do país e não tem vergonha de um comportamento tão pouco condizente com os interesses do país?
Socorro-me do "Expresso on-line, para dar aos Leitores um retrato do que se passou em Aguiar da Beira:
"Passos dá Dias Loureiro como exemplo: "se queremos vencer na vida, temos de ser exigentes e metódicos" 
Na inauguração de uma queijaria em Aguiar da Beira, o primeiro-ministro fez um inesperado elogio público a Dias Loureiro, ex-administrador do BPN que estava presente na sala, como "empresário bem sucedido". A frase é curta mas surpreendente. Ontem, durante a cerimónia de inauguração da queijaria Sabores do Dão, em Aguiar da Beira, Pedro Passos Coelho fez um elogio público a Manuel Dias Loureiro: "conheceu mundo, é um empresário bem-sucedido, viu muitas coisas por este mundo fora e sabe, como algumas pessoas em Portugal sabem também, que se nós queremos vencer na vida, se queremos ter uma economia desenvolvida, pujante, temos de ser exigentes, metódicos", afirmou. Dias Loureiro é natural de Aguiar da Beira e foi secretário-geral do PSD, ministro e, mais recentemente, Conselheiro de Estado. Na sequência do escândalo BPN, de que tinha sido administrador, e de ter mentido ao Parlamento acabou por se demitir de conselheiro de Estado e se afastar da vida política".
Que raio de país é este?

Fernando Paulouro Neves