sexta-feira, maio 08, 2015

Como vai o ensino em Portugal

 
A notícia é típica do jornalismo de sarjeta que se vai fazendo pelo país!
NENHUMA QUALIDADE, NENHUM RIGOR, PARCIALIDADE QUANTO BASTE E, FRETES AOS PODERES QUE LHES DÃO AS MIGALHAS…
Dizer-se que professores chumbaram em provas de avaliação, nas disciplinas de Português e Física e Química será o mesmo que avaliar o trabalho de alguém a quem deram um microfone e que papagueia perguntas ditadas pelo chefinho!
Importava, se houvesse o objectivo de informar, conhecer a proveniência destes ditos professores. Ou seja, que escolas licenciaram estes alunos para a possibilidade de leccionarem.
Sim, sabe-se o que por aí se ensina, o que se exige e as competências de saída dos licenciados quer em escolas privadas mas, igualmente nalgumas públicas!
Não se julgue que a «coisa» é de agora!
Nada disso, de há muitos e muitos anos!
Isto para não falar, por exemplo, de complementos de formação «exigidos», em tempos, a professores do 1.º ciclo para leccionarem no 2.º ciclo e obtidos com o beneplácito do ministério da educação, em escolas dirigidas e fabricadas para o efeito, por dirigentes do PSD! Os chamados «licenciados da IP5» que fizeram o complemento numa «escola» de um dirigente do PSD, em Mangualde. Sim, um dos muitos dirigentes do PSD que foram fazendo «carreira» na arte de enganar os contribuintes!
Mas, há mais!
Certos Institutos que a tudo se vincularam…
Cursos, para encher chouriças, corpo docente de duvidosa proveniência que se traduz na fraca qualidade de muita formação…
Mas isso, não dizem!
É a AVALIAÇÃO de um ministério, que sempre foi de TUDO menos de Educação, que está em questão!
Essa a realidade que querem esconder!
Dizem-se avaliadores quando são incompetentes na própria avaliação!
QUEM SE JULGA ESTA MALTRAPILHA PARA AVALIAR QUEM QUER QUE SEJA?
Prostitutas, rameiras, bois charoleses e proxenetas avaliam o quê e quem?
Só se for o gado no mercado!