terça-feira, março 31, 2015

Os cofre cheios....


A cada segundo que «passa», há uma NOVA ORDEM!
A história às vezes repete-se e este ano volta a haver um conjunto de alunos do ensino profissional apoiados pela acção social escolar (os mais carenciados) que estão sem receber as bolsas de mérito a que têm direito, por bom desempenho académico.
Em 2014, depois de questionado pelos jornais sobre as razões daquele corte, o Ministério da Educação (ME) voltou atrás, desculpou-se com uma "interpretação errada dos serviços" e transferiu as verbas.
Em 2015, a situação está novamente a acontecer, mas a resposta do ME é agora diferente.
Através do gabinete de comunicação, o Ministério fez saber que nada mudou na política de atribuição de bolsas de mérito por bom desempenho académico e que "todos os processo instruídos e terminados já foram pagos".
No entanto, há alunos que estão sem receber e várias direcções de escolas do Norte do país, desde a área metropolitana do Porto até Chaves, que garantem ter recebido apenas as verbas referentes aos estudantes dos cursos científico-humanísticos.
E existirão documentos oficiais, assinados pelo delegado regional de Educação da Região Norte, dizendo expressamente que os "cursos profissionais co-financiados pelo POPH [Programa Operacional Potencial Humano] não poderão ser considerados nesta modalidade, nesta fase". 
Noutra comunicação do mesmo serviço, datada de Dezembro de 2014, refere-se que o montante transferido relativo à 1ª tranche das bolsas de mérito se destina aos "alunos que se encontram a frequentar o ensino secundário (cursos científico-humanísticos)", omitindo os do profissional. 
Confrontado o Ministério com estas informações, que contradiziam a resposta inicial de que tudo estava a ser pago normalmente, foi recebida a mesma indicação. Que as ordens eram para pagar os processos inseridos no sistema.
COFRES CHEIOS!
CLARO!
À CUSTA DE QUEM E EM PREJUÍZO DE QUEM?