terça-feira, março 24, 2015

Coluna vertebral


Estudantes recusam almoçar com Passos Coelho.
Associação Académica de Coimbra (AAC) recusou o convite do primeiro-ministro para um almoço no Dia do Estudante.
"Os problemas não se resolvem em almoços".
"O Dia do Estudante deve ser celebrado com os estudantes, unidos, a reivindicar por melhores condições e por um ensino superior com mais qualidade", sublinhou o presidente da AAC, Bruno Matias, referindo que esta posição surge em sentido contrário à da maioria do movimento associativo nacional, que se irá sentar à mesa com Pedro Passos Coelho.
Para o dirigente estudantil, a presença na rua nesse dia "é mais importante do que almoços com o primeiro-ministro", de cujos resultados políticos duvida assim como da "discussão profunda" do ensino superior português.
"Os problemas não se resolvem em almoços", apontou Bruno Matias, considerando o convite "deselegante".
O presidente da AAC recordou que a associação de estudantes tinha já convidado o Governo a estar presente no dia 24 de Março em Coimbra, para conhecer "as dificuldades dos estudantes", tendo esse mesmo convite sido recusado.
"Era expectável", comentou, criticando a atitude "cobarde" do Governo de se recusar a conhecer os problemas da comunidade estudantil.
Quanto à presença no almoço da maioria das associações de estudantes, Bruno Matias salientou que a AAC "tem uma visão diferente do restante movimento associativo".
No Dia do Estudante, a AAC promoveu um cordão humano com os estudantes com as mãos e pés atados em protesto contra os cortes no ensino superior.
Na altura, Bruno Matias referiu que a manifestação pretendia mostrar "solidariedade" para com aqueles que abandonaram o ensino superior, querendo a AAC "trabalhar para que mais nenhum volte a abandonar e para que os outros voltem" a estudar.
Ou seja, esta é de facto uma VERDADEIRA ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES E NÃO UMA COMISSÃO DE FESTAS!
Uma associação que não se VENDE a troco de NADA ou EM BENEFÍCIO PRÓPRIO DOS SEUS DIRIGENTES!
Esta é uma Associação que DEFENDE OS SEUS COLEGAS E NÃO OS DESCARTA A TROCO DE UNS EUROS «METIDOS» NOS BOLSOS DOS DIRIGENTES!
Esta é uma Associação que SABE o que são os DIREITOS dos estudantes e por qualquer razão não os enjeita por mordomias e festanças para enganar burros!
Esta é uma Associação de verdadeiros dirigentes que se recusa a VENDER-SE, seja por dinheiro, lugares, cursos e estágios.
Esta é uma Associação que não precisa da Academia para satisfazer caprichos pessoais e, muito menos ATRAIÇOAR colegas que os elegeram.
Esta é uma Associação em que os dirigentes não se servem dos poisos para se promoverem e angariar fundos roubados aos contribuintes, e aos colegas, para construírem o seu império!
Esta é uma Associação que não usa de estratégias de persuasão e, de violação de estatutos para servir os interesses dos chefes.  
Para já…