sexta-feira, março 06, 2015

A cada cavadela...MINHOCA!


A propósito das sucessivas justificações de um Coelho, sobre a FUGA aos seus deveres de cidadão contribuinte, lembrei-me deste texto de um dos nossos maiores escritores de sempre, Teixeira de Pascoaes. Infelizmente tão esquecido, e sabe-se bem a razão!
IGNORANTES!
 
«A Mentira é a Base da Civilização Moderna

É na faculdade de mentir, que caracteriza a maior parte dos homens actuais, que se baseia a civilização moderna. Ela firma-se, como tão claramente demonstrou Nordau, na mentira religiosa, na mentira política, na mentira económica, na mentira matrimonial, etc...
A mentira formou este ser, único em todo o Universo: o homem antipático.
Actualmente, a mentira chama-se utilitarismo, ordem social, senso prático; disfarçou-se nestes nomes, julgando assim passar incógnita. A máscara deu-lhe prestígio, tornando-a misteriosa, e portanto, respeitada. De forma que a mentira, como ordem social, pode praticar impunemente, todos os assassinatos; como utilitarismo, todos os roubos; como senso prático, todas as tolices e loucuras.
A mentira reina sobre o mundo! Quase todos os homens são súbditos desta omnipotente Majestade. Derrubá-la do trono; arrancar-lhe das mãos o ceptro ensanguentado, é a obra bendita que o Povo, virgem de corpo e alma, vai realizando dia a dia, sob a direcção dos grandes mestres de obras, que se chamam Jesus, Buda, Pascal, Spartacus, Voltaire, Rousseau, Hugo, Zola, Tolstoi, Reclus, Bakounine, etc. etc. ...
E os operários que têm trabalhado na obra da Justiça e do Bem, foram os párias da Índia, os escravos de Roma, os miseráveis do bairro de Santo António, os Gavroches, e os mujiques da Rússia nos tempos de hoje. Porque é que só a gente sincera, inculta e bárbara sabe realizar a obra que o génio anuncia? Que intimidade existirá entre Jesus e os rudes pescadores da Galileia? Entre S. Paulo e os escravos de Roma? Entre Danton e os famintos do bairro de Santo António? Entre os párias e Buda? Entre Tolstoi e os selvagens mujiques? A enxada será irmã da pena? A fome de pão parecer-se-á com a fome de luz?...»

Teixeira de Pascoaes, in "A Saudade e o Saudosismo"


Cada vez que o Coelho fala da FUGA aos impostos é uma cavadela... só que só sai MINHOCA!
Atrasado por .... DISTRACÇÃO?
Aqui está uma «desculpa» que os alunos cábulas costumam «dar» quando chegam atrasados às aulas...
FALTA DE DINHEIRO?
É O QUE O COELHO FEZ AO LONGO DESTES ANOS DE AUSTERIDADE!
ROUBAR AOS POBRES PARA DAR AOS RICOS!
POR ISSO, TANTOS MILHARES DE PORTUGUESES A FICAREM NA MISÉRIA, COM AS PENHORAS DOS AGIOTAS (E NÃO APENAS OS DO NEGÓCIO MAS, IGUALMENTE, OS EXECUTANTES DA MALVADEZ DA CORJA).
FALTA DE DINHEIRO?
Mas e os milhares de portugueses que por imposição do Coelho & Portas ficaram sem dinheiro? Sem apoios sociais? Sem modo de subsistência?
VAI ENGANAR A TUA TIA!
PALERMA, CHAPÉUS HÁ MUITOS!
A múmia continua em retiro, na quinta da «coelha»!
Faz leitura dos «santos evangelhos» da parte da manhã na clausura «mariana»! De tarde vão visitar a tiazinha a Boliqueime onde rezam em conjunto o terço e tomam o chá com o prior do «Crato»! À noite recolhem à «coelha», comem uma torradinha e bebem meia de leite, de cabra, e fazem as orações à santa do coito!
A vida dos Silva em retiro!
ARROTA PELINTRA!
BARDAMERDA E CALADINHOS!