sexta-feira, fevereiro 13, 2015

A VERDADE E SÓ A VERDADE

«A Verdade Está à Frente do Nosso Nariz

Nós já esquecemos completamente o axioma de que que a verdade é a coisa mais poética no mundo, especialmente no seu estado puro. Mais do que isso: é ainda mais fantástica que aquilo que a mente humana é capaz de fabricar ou conceber... de facto, os homens conseguiram finalmente ser bem sucedidos em converter tudo o que a mente humana é capaz de mentir e acreditar em algo mais compreensível que a verdade, e é isso que prevalece por todo o mundo. Durante séculos a verdade irá continuar à frente do nariz das pessoas mas estas não a tomarão: irão persegui-la através da fabricação, precisamente porque procuram algo fantástico e utópico. »

Fiodor Dostoievski, in 'Diário de um Escitor'
Direcção editorial atacada por accionistas por ter divulgado nomes de franceses com contas na Suíça, no banco HSBC.
Os patrões do jornal francês, "Le Monde" criticam abertamente a publicação pelo vespertino francês de alguns dos nomes de franceses com contas na delegação suíça do banco HSBC, no quadro do escândalo Swissleaks, em cuja investigação jornalística internacional participaram jornalistas do "Le Monde".
A direcção editorial respondeu de imediato às críticas. Lembrando a "carta ética" do jornal, segundo a qual "os accionistas não têm nada a dizer sobre os conteúdos editoriais", o director, Gilles Van Kobe, acrescentou: "O debate sobre se devemos divulgar ou não tal ou tal nome existe na redacção, mas a decisão é de ordem editorial, é da nossa competência".  
Também a "Sociedade dos redatores do Le Monde" (SRM) emitiu um comunicado contra as críticas dos patrões: "A SRM Está muito orgulhosa do tratamento do escândalo Swissleaks pelas equipas do jornal (...) a crítica e a liberdade de julgamento fazem parte das nossas missões fundamentais".
A polémica estalou porque alguns dos nomes divulgados dizem respeito a franceses, designadamente pessoas do mundo do espectáculo, que já tinham regularizado há algum tempo a situação das suas contas na delegação do HSBC na Suíça. Recorde-se que um consórcio de jornalistas internacionais revelou há dias listas com os nomes de milhares de pessoas alegadamente envolvidas em esquemas de evasão fiscal através de contas nesse banco, na Suíça. Diversos nomes portugueses também figuram nas listas. Mas NINGUÉM SABE OU QUER SABER…
VERGONHOSO!
COBARDES!