terça-feira, janeiro 27, 2015

Os submarinos ...pelo periscópio!

O presidente da Escom, ouvido esta tarde, dia 27 de Janeiro de 2015, na comissão parlamentar de inquérito ao caso GES e BES, afirmou que a empresa recebeu 27 milhões de euros de comissões pela compra de submarinos por parte do Estado português.
Hélder Bataglia esclareceu que o dinheiro foi distribuído entre o conselho de administração da Escom, o consultor Luís Horta e Costa, e o conselho superior do grupo Espírito Santo (GES), onde se sentavam Ricardo Salgado mais os quatro principais acionistas do grupo.
Ou seja, o dinheiro foi repartido essencialmente entre administradores e acionistas, tendo "ficado muito pouco para a Escom" como pagamento de serviços, reconhece Hélder Bataglia.
O empresário, presidente da Escom e acionista da empresa com 33%, explicou que quem decidiu a distribuição das comissões da Escom foi o ex-presidente do BES, como líder do maior acionista da empresa, o GES. "Foi o dr Ricardo que decidiu como iriam ser distribuídas as comissões", disse aos deputados. 
Hélder Bataglia explicou que dos 27 milhões de euros, 16 milhões foram pagos ao conselho de administração e acionista da Escom e cinco milhões foram distribuídos pelo conselho superior do GES e por empresas por ele apontadas. Luís Horta e Costa também recebeu como consultor, mas Hélder Bataglia não adiantou quanto.
A Escom entrou nos negócios da Defesa em 2002, por sugestão de Luís Horta e Costa, e depois de levado à consideração do acionista maioritário, o GES, explicou Hélder Bataglia. Além dos submarianos, a Escom intermediou a compra dos helicópteros.

O gestor explicou que houve depois "uma preocupação com a optimização fiscal" relativamente às comissões recebidas pelos acionistas e administradores, e que para o efeito foi criado um fundo no Panamá para onde foi dinheiro. "Uma optimização fiscal que encontramos mais tarde com a aprovação do RERT - Regime Especial para Regularização Tributária", adiantou. Hélder Bataglia disse ainda que usou o RERT para repatriar para Portugal dinheiro que tinha no exterior, admitindo que alguns dos seus colegas na administração da Escom também o tinham feito.
TUDO COMEÇA A SER VISTO COM ALGUMA CLAREZA, MAS AINDA E SÓ PELO PERISCÓPIO!
ALGUM DIA SERÁ TUDO VISÍVEL?
NÃO ACREDITO!
VAI UM TIRINHO Ó GEITOSO?
OU SERÁ ANTES...
VAI UM GEITINHO Ó TIROSO?