sexta-feira, janeiro 30, 2015

CIDADANIA

Vamos lá ser um cidadão RESPONSÁVEL.
A TIAC – Transparência e Integridade, Associação Cívica, representante portuguesa da rede global de ONG anticorrupçãoTransparency International, lançou o serviço gratuito Alerta Anticorrupção (ALAC), integrado na Provedoria TIAC.
Trata-se de uma ferramenta online, disponível no site da TIAC que permite aos cidadãos reportarem de forma segura e confidencial suspeitas de corrupção ou abuso de que tenham conhecimento.
A Provedoria TIAC – Alerta Anticorrupção é um serviço da TIAC que presta aconselhamento gratuito e confidencial a vítimas e testemunhas de corrupção, encorajando e auxiliando os cidadãos a fazer valer os seus direitos e reportarem junto das autoridades competentes suspeitas de corrupção e abuso.
«A corrupção triunfa no silêncio».
Este serviço serve precisamente para dar apoio aos cidadãos que não se conformam com a corrupção e estão determinados a reportar suspeitas e levar casos concretos ao conhecimento das autoridades. 
Querem dar voz aos funcionários públicos, aos pequenos empresários e ao cidadão comum que, muitas vezes, se confronta com a corrupção no seu trabalho todos os dias, mas não se sente seguro para reagir.
Dados do último Barómetro Global da Corrupção, publicado no ano de 2013 pela Transparency International, revelam que 78% dos portugueses considera que a corrupção piorou nos últimos dois anos – o pior score de toda a União Europeia.
E, 76% acha ineficaz o combate a este fenómeno no nosso país. 
No mesmo estudo, 80% dos inquiridos diz-se disposto a reportar um caso de corrupção, mas a pouca confiança dos cidadãos na justiça – vista como o segundo setor mais corrupto em Portugal, a seguir aos partidos políticos – e a falta de proteção efetiva a quem colabora com as autoridades são fatores que desencorajam os cidadãos de levantar a voz contra a corrupção. 
EU QUE O DIGA!
«A Provedoria é um espaço seguro para que as queixas sejam ouvidas e os cidadãos possam ter aconselhamento gratuito sobre a forma mais eficaz de reportarem os casos que conheçam. Existimos para prestar informação às pessoas e ajudá-las a levar mais situações de corrupção ao conhecimento das autoridades. Só com uma cultura de integridade e intransigência contra os abusos conseguiremos vencer o combate contra a corrupção», diz João Paulo Batalha diretor executivo da TIAC.
NÃO FIQUES PARADO E A LASTIMAR A SITUAÇÃO!
DENUNCIA.
DO QUE ESTÁS À ESPERA?
QUE OS OUTROS FAÇAM POR TI?
DESENGANA-TE, SE NÃO FORES TU A LUTARES E A DEFENDERES A DEMOCRACIA NINGUÉM O FARÁ POR TI!
EU, JÁ O FIZ!

E TU?