quarta-feira, novembro 26, 2014

Um afinador de pianolas

Autor de parecer invocado por Carlos Costa arrasa Banco de Portugal
Na semana passada, ouvido pelos deputados, o governador invocou pareceres jurídicos para não ter retirado idoneidade a Ricardo Salgado. 
O autor de um deles desautoriza a interpretação de Costa e arrasa o Banco de Portugal.
Foi a notícia que deu estrondo na audição do governador do Banco de Portugal na comissão parlamentar de inquérito (CPI) ao caso BES: Carlos Costa confessou perante os deputados que gostaria de ter retirado a idoneidade a Ricardo Salgado e que gostaria de o ter feito "muito tempo" antes do banqueiro se ter afastado, mas argumentou que não tinha poderes para isso. 
E invocou, em defesa da sua tese, duas razões principais: por um lado, a jurisprudência do Supremo Tribunal Administrativo (STA), por outro, pareceres de três juristas de Coimbra que chegaram ao BdP, dando força a essa jurisprudência.
Agora, um desses juristas - Pedro Maia, professor auxiliar da Faculdade de Direito de Coimbra - escreveu uma carta a desmentir o governador. E enviou cópia à comissão parlamentar. "Para esclarecimento da verdade e também para defesa do meu bom nome profissional e académico", explica na missiva. 
Ora, das duas uma!
Ou o senhor Carlos Costa interpretou MAL os pareceres emitidos pelos professores de Direito da Universidade de Coimbra. O que a ser verdade nada, mas mesmo NADA, surpreende considerando as tomadas de posição de um regulador INCOMPETENTE, ou então, o senhor Costa MENTIU, deliberadamente à Comissão parlamentar de inquérito. O que, como se sabe, CONFIGURA CRIME!
E este vai ser objecto de investigação? 
Detido à secretária da «regulação»? 
Inquirido pelo super sumo do ministério «público»?
AGUARDA-SE!