quinta-feira, novembro 06, 2014

As «trapalhadas» de um incompetente

Antes que o barco vá de partida, vai de segurar tachos para os amigalhaços!
Paulo Macedo deu o primeiro sinal!
Só que, quis ser demasiado acelerado e, vai de cometer desde logo a primeira asneira. 
Primeira cavadela... minhoca!
Paulo Macedo queria nomear o fundador da farmacêutica Bial, Luís António Portela, mas indicou hoje em Diário da República o filho, António Luís de Azevedo Portela, para presidente do conselho consultivo do IPO do Porto.
Mas, além de António Luís de Azevedo Portela (por erro), foram nomeados mais sete presidentes para organismos semelhantes noutros hospitais públicos, entre os quais Daniel Bessa, ex-ministro da Economia e militante do Partido Socialista, e também presidente do conselho fiscal de uma das empresas do grupo Bial - indicado para o mesmo órgão no Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga.
São requisitos para a nomeação, segundo o Ministério de Paulo Macedo, o prestígio das pessoas propostas, a sua credibilidade e a sua projecção social.
E, vai de despachar as nomeações antes que se faça tarde...
O Governo indicou para cargos semelhantes Luís Marques Mendes (ex-presidente do PSD, para a Unidade Local de Saúde do Alto Minho), Paulo Mendo (o último ministro da Saúde de Cavaco Silva, para o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro), Esmeralda Dourado (administradora não-executiva do grupo SAG, para o Centro Hospitalar Lisboa Norte), António de Almeida (para o Hospital Professor Amadora-Sintra), Seruca Emídio (médico e ex-autarca PSD em Loulé, para o Centro Hospitalar do Algarve) e José Joaquim Nogueira da Rocha (provedor do Serviço de Utilização Comum dos Hospitais, para o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa).
Segundo os estatutos dos hospitais EPE o presidente do conselho consultivo é "uma personalidade de reconhecido mérito" nomeada pelo governo para um mandato de três anos. A função não é remunerada, mas as ajudas de custo "a que houver lugar serão suportadas pelos organismos públicos que designaram os seus representantes".
Além dos planos de actividade de anuais e plurianuais, o conselho consultivo aprecia todas as informações para o acompanhamento da actividade do hospital e emite recomendações "tendo em vista o melhor funcionamento dos serviços a prestar às populações, tendo em conta os recursos disponíveis", refere o mesmo documento.
Mais uns tachos, para os «boys» da governança.
É fartar a pança, pois os três anos já caem na alçada do novo governo e depois?
Morrem as vacas, ficam os bois!
ARROTA PELINTRA!
E agora o que vais dizer GRANDE NÓIA?
UMA TACHADA.... É FARTAR!