sábado, setembro 20, 2014

As obras não páram apesar das falências

Depois das câmaras municipais de Pinhel e do Sabugal, do distrito da Guarda, esbanjarem o dinheiro dos contribuintes na aquisição de viaturas de alta cilindrada.
Eis-nos chegados a Seia.
Seia é uma das câmaras com maior dificuldade financeira, (qual delas não o está?) e vai daí, há que mascarar as dívidas com fundos europeus com obras e mais obras.
Tudo para enganar o burro com a cenoura!
Coisa, aliás, em que não é virgem.
Há por aí muito bacoco que já sonha com os fundos e… vai de esbanjar dinheiro a torto e, principalmente a DIREITO PRÓPRIO, com obras e mais obras!
Esta câmara de Seia resolveu fazer obra numa freguesia chamada Loriga.
Uma freguesia do concelho de Seia com cerca de mil habitantes, situada na parte sudoeste da Serra da Estrela.
E, por lá, a câmara de Seia, com uma dívida colossal, está a construir um parque pelo valor de 200 mil euros, a fazer fé na informação oficial que consta junto à obra - com o alto patrocínio dos fundos comunitários. O contrato da empreitada de construção do parque de Loriga está orçamentado 149 mil euros (+ IVA) -  um ajuste directo da câmara municipal de Seia do início deste ano. Graças às dívidas, este município teve de implementar um Plano de Reequilíbrio Financeiro (PRF) e aderir do Programa de Apoio à Economia Local (PAEL). E ainda no mês passado, o gabinete da presidência informava que "a Câmara Municipal admitia recorrer ao fundo [Fundo de Apoio Municipal], se as condições financeiras forem favoráveis ou mais atractivas que os dois planos que se encontram a ser implementados."
A dívida é uma praga - e as obras também.
Haja obra para gáudio dos empreiteiros e depois… alguém que pague!
O que faz ali uma entidade denominada ADRUSE?
Pois... confrarias!
Dizer que a empresa que FOI CONVIDADA pela autarquia é a CONSTRUÇÕES CARLOS SANTOS & IRMÃO, LDA, com sede em Alvoco da Serra, freguesia do concelho de Seia. Tem o código de actividade económica com o número 41 200 - construção de residências e não residências...
Tudo bem explicado!
ENTENDIDO?
Mas, para quando uma inspecção a sério às relações câmaras e empreiteiros?
Então, teríamos, de todo, a certeza de haver CONDENAÇÕES EXEMPLARES!
Até lá, FARTAR VILANAGEM!