segunda-feira, agosto 11, 2014

A hipocrisia


A hipocrisia que comanda este mundo é assustadora, assassina e prejudica gravemente o bem-estar e, o desenvolvimento das nações.
Vem tudo a propósito do vírus do Ébola.
Esta epidemia começou no século passado, mais concretamente em 1976. A febre hemorrágica surgiu em Nzara, no Sudão e em Yambuku, no Zaire (actual República Democrática do Congo), localidade próxima do rio Ébola. 
Enquanto foi um problema dos países pobres e miseráveis da África, a dita civilização ocidental manteve-se quieta e muda. Não tossia nem mugia. Apenas se importava com o saque às riquezas naturais dessas nações. 
Vacina e tratamento não interessava procurar pois, como iriam os povos daquele continente pagar tais investigações? 
A taxa de mortalidade atingiu os 90%.
Mas alguém se preocupou com a doença?
Os surtos ocorriam em aldeias da África central e ocidental, próximas de florestas tropicais e, dizia-se que o vírus era inicialmente transmitido através do contacto com animais selvagens e depois propagado entre os humanos. 
Mas, ao certo NADA se sabia do vírus. 
Dizia-se que a contaminação dos animais para os humanos ocorria pelo contacto com sangue, secreções, órgãos e outros fluídos corporais dos animais infectados. 
Ou seja a higiene, a educação para a saúde não existia, nem era importante que esses povos a tivessem.
A hipocrisia de todo este caso do vírus do Ébola levanta várias questões que importa ter presente quando se fala de epidemia.
A epidemia existe porque os países onde o vírus se desenvolveu são pobres, os seus habitantes vivem abaixo do limiar da pobreza, as classes dirigentes são corruptas e quaisquer tentativas para combater a epidemia esbarra em práticas ancestrais de curandeiros com recurso a produtos naturais sem o rigor do conhecimento científico. 
Hoje sabe-se que o começo do ataque à epidemia começa com o isolamento do doente. 
Onde é possível fazer tal profilaxia em países africanos? 
Onde e como? 
Se as ajudas humanitárias e principalmente os apoios financeiros que possam ser conseguidos 98%, segundo as ONG’s, não chegam às populações. Ficam pelos governos corruptos e pelas organizações locais que nada têm a ver com auxílio humanitário.
Falar-se que em 2015 haverá no mercado uma vacina para combater o Ébola é um avanço civilizacional mas, infelizmente, vem tarde para milhares de cidadãos do mundo.
Demorou 38 anos a ser comercializada. 
Mas, não basta a sua comercialização, importa saber se algum dia ela será aplicada nas populações que realmente a necessitam.
Ou será mais uma forma da dita civilização, se auto proteger das pragas vindas de regiões que continuarão a viver na mais profunda miséria?
Ainda não perceberam que só com a melhoria das condições de vida das populações, epidemias destas acabarão por desaparecer.

NÃO PERCEBEM QUE METADE DO QUE É GASTO EM ARMAMENTO, O DESPERDÍCIO DA CLASSE DOMINANTE, UMA TAXA DE 2% APLICADA ÀS MAIORES RIQUEZAS MUNDIAIS DARIA PARA REDUZIR DE FORMA SUBSTANCIAL A POBREZA DOS POVOS!
MUNDO CÃO!