terça-feira, junho 24, 2014

O «púguesso» do interior, então não é?

 
«Cavaco ao trazer o 10 de Junho para a Guarda quis dar um sinal que está com o progresso do interior», dizia o senhor de «cabra», presidente da câmara da Guarda.
Nem um mês demorou para que os acontecimentos recentes desmentissem a frase do senhor Álvaro.
Um número, mais um, de circo em cima de um arame e ... sem rede!!
Ficaram-se a conhecer as escolas que um tal [C]rato MANDOU fechar no distrito da Guarda, em conluio com as várias câmaras, segundo palavras do ministro!!
No distrito da Guarda há 13 escolas que constam da lista de estabelecimentos de ensino do 1º ciclo a encerrar no próximo ano lectivo e já divulgadas pelo Ministério da Educação e Ciência (MEC).
Enquanto nos concelhos de Celorico da Beira e na Guarda encerram cinco escolas, Aguiar da Beira, Manteigas e Sabugal deverão ficar com menos uma escola cada.
De acordo com a lista do MEC, no concelho da Guarda estão na lista negra as EB's do Cubo, Rapoula, Rio Diz, Rochoso e de Vila Fernando.

No concelho de Celorico da Beira encerram as EB dos Açores, de Cortiçô da Serra, da Ratoeira, da Estação e de Fornotelheiro.
No concelho de Aguiar da Beira fecha a EB de Penaverde e no Sabugal será a EB de Santo Estevão. A EB do Sameiro, no concelho de Manteigas, também está na lista negra.
Na lista divulgada pelo MEC, Viseu é o distrito onde encerram mais escolas (57).
Depois de comunicada às direcções escolares e autarquias, a lista com as 311 escolas do 1.º ciclo cujos alunos passarão a estar integrados em centros escolares ou outros estabelecimentos de ensino com “melhores condições” foi tornada pública, numa nota enviada às redacções pelo MEC.
Lista de EB's a encerrar:
EB Penaverde, Aguiar da Beira
EB Açores, Celorico da Beira
EB Cortiçô da Serra, Celorico da Beira
EB Ratoeira, Celorico da Beira
EB Estação, Celorico da Beira
EB Fornotelheiro, Celorico da Beira
EB Cubo, Guarda
EB Rapoula, Guarda
EB Rio Diz, Guarda
EB Rochoso, Guarda
EB Vila Fernando, Guarda
EB Sameiro, Manteigas
EB Santo Estêvão, Sabugal

Curioso que o MEC enviou uma nota às redacções!!
Logo, as câmaras já SABIAM, há muito, quantas e quais escolas iam ser encerradas por decisão do governo que diz querer «ajudar» o interior a desenvolver-se!
Como pode uma região desenvolver-se sem pessoas?
Explique senhor Álvaro...
E não se esqueça ... que só por cima do seu cadáver.....então!!!