sábado, junho 21, 2014

A economia é fácil

Qualquer aluno do 9.º ano, minimamente conhecedor das «coisas» da matemática sabe e compreende a resolução gráfica de uma equação do 2.º grau.
Mais, um aluno mediano, ao nível da compreensão dos conteúdos programáticos da matemática  do 9.º ano, conhece e entende o significado de uma parábola. Pode, eventualmente, não conhecer a chamada curva de Faffer.
Mas, se lhe for apresentado o gráfico facilmente perceberá o significado de tal lei.
SIMPLES.

A parábola que tem a concavidade voltada para baixo, sendo que o a é negativo e, inicia-se num intervalo crescente até atingir um ponto máximo que se designa, em economia, por ponto de equilíbrio.
Qualquer aluno mediano do 9.º ano sabe explicar que à medida que aumentam os impostos  (Tax Rates) aumenta a receita fiscal (Revenue) (intervalo definido na parábola com o ramo crescente do gráfico).
Só que depois de se atingir o chamado ponto de equilíbrio o ramo da parábola inicia um movimento decrescente, ou seja, em termos das NOSSAS VIDAS à medida que os impostos AUMENTAM, AS RECEITAS FISCAIS DIMINUEM.
FÁCIL DE ENTENDER.
PARA TI NÃO COCHINO. NÃO SABES MULTIPLICAR NEM DIVIDIR, SÓ SABES SOMAR ( ou será sumar, na linguagem de cão raivoso?).
Esta é a MENTIRA que uns parolos querem fazer-nos acreditar, como sejam os Coelhos & Portas e, que é facilmente provada da sua falácia. 
PERCEBES AGORA A NECESSIDADE DE APRENDERES MATEMÁTICA? Pois é....
APRENDER MATEMÁTICA E AS OUTRAS DISCIPLINAS DE UMA FORMA CRÍTICA.  
Desse modo, um bando de aldrabões NUNCA, MAS NUNCA te enganariam.
Os aldrabões do governo querem fazer-nos acreditar, até mais não, com ar arrogante e sabichão, que “se não diminuírem os salários e pensões e se não aumentarem os impostos, aonde é que se arranja dinheiro para cumprir com as metas do défice?”
Pois, só que os aldrabões querem fazer crer que não conhecemos a curva de Laffer e pior que não sabemos interpretar uma parábola. 
CHAMAM-NOS BURROS.
Só que TU, que podes ser TUDO, MAS NÃO ÉS TOLO E MUITO MENOS BURRO, sabes que os portugueses, que pagam impostos e TRABALHAM, já há muito que passaram o “ponto de equilíbrio". 
Também SABES que tal significa que se diminuirmos a austeridade e os impostos, especialmente aqueles que têm mais impacto na Procura, teremos uma maior receita fiscal. 
Claro que para aqueles que tiraram os "diplomas" em certas “universidades” muito difícil se torna compreenderem tal coisa, aparentemente paradoxal. 
Basta portanto ao governo “deixar de escavar” no buraco da austeridade para haver crescimento económico.
O que nos leva a uma outra questão. 
Não é o crescimento económico o primeiro objectivo do governo porque se o fosse desde há muito que ele teria parado com a austeridade dado os maus resultados económicos sucessivamente obtidos, ano após ano. 
Passos, Portas e Cavaco & C.ª não são assim tão estúpidos ao ponto de não terem compreendido uma evidência destas.
Não, o governo e os seus apoiantes estão mais interessados, isso sim, em liquidar o estado social independentemente das consequências económicas daí decorrentes. 
Buscam uma alteração do modelo social e económico do país, buscam um novo modelo económico e social decorrente das doutrinas de Friedman e Hayek. Faz uma pesquisa no Google e logo descobrirás as teorias destes economistas. Muito fácil de entender. 
É isto que o governo verdadeiramente busca em primeiro lugar com as suas políticas - ACABAR COM O ESTADO SOCIAL. 
Tão só. 
O resto é conversa da TRETA E DA TETA para alguns mamarem e bem.