sábado, abril 19, 2014

O Poder, a Arrogância, a Estupidez e a Miséria

A desobediência civil não é o nosso problema. O nosso problema é que pessoas por todo o mundo têm obedecido às ordens de líderes e milhões têm morrido por causa dessa obediência. O nosso problema é que as pessoas são obedientes por todo o mundo face à pobreza, fome, estupidez, guerra e crueldade. O nosso problema é que as pessoas são obedientes enquanto as cadeias se enchem de pequenos ladrões e os grandes ladrões governam o país. É esse o nosso problema.
Estas palavras foram escritas por Howard Zinn, um historiador, cientista político, ativista e dramaturgo americano, falecido em 2010 e autor de obras como “A People`s History of the United States” e “Disobedience and Democracy: Nine Falacies on Law and Order”. Vieram-me à memória, vá-se lá saber porquê, após a leitura de uma notícia publicada numa das últimas edições deste mesmo semanário, com um título curioso e algo ultrajante: “Fernando Girão novamente condenado”.
A história conta-se em poucas palavras. O ex-presidente da ULS da Guarda e candidato derrotado do PS à câmara de Foz Côa, Fernando Girão, que já havia sido condenado há uns meses por um crime de violação de correspondência no caso da já célebre novela do papel timbrado usado num abaixo-assinado sobre as maternidades, foi agora condenado por mais quatro crimes, desta feita de difamação agravada.
Como não é frequente obter-se a condenação de pessoas associadas ao poder, para mais com ligações a mais de um partido no qual um dia militaram, enchi-me de curiosidade e saltei para dentro deste assunto com o mesmo entusiasmo com que um adolescente da minha geração se atirava a uma das populares aventuras dos Cinco.
A sentença condenatória, que é pública, é aquilo que em linguagem popular se poderia chamar de um genuíno “arraial de pancadaria jurídica”. Estupefacto, percebi finalmente a verdadeira história por detrás das muitas notícias que não compreendia bem, desde as multas de 33 mil euros aplicadas aos médicos Matos Godinho e Henrique Fernandes pelo uso de duas folhas de papel timbrado do hospital, até ao despedimento deste último profissional, autenticamente fabricado a martelo e com fracasso garantido.
Está lá tudo. Telefonemas do governo, ambiente de terror, perseguições, manipulações, etc. Para resumir, encontramos nesta sentença o pior daquilo que a natureza humana é capaz. Garanto-vos que Fernando Girão e os que com ele um dia privaram ou que em algum momento acreditaram no que quer que ele lhes tivesse dito acerca deste filme não ficam nada bem na fotografia.
Pelo meio ficámos a saber que Fernando Girão só não levou uma pena maior por se encontrar em grandes dificuldades financeiras e por ter já mais do que uma penhora no seu ordenado. É triste, mesmo muito triste. Até para quem não tenha pena dele.
Mas o que mais me espantou foi perceber que aqueles dois médicos não são deste mundo. Para não pensarem que exagero, convido-vos a lerem integralmente a sentença e a julgarem por vós. Apenas vos digo que são aquele tipo de pessoas, infelizmente muito raras, que nos permitem olhar para a velha dúvida de Aristóteles “haverá flagelo mais terrível do que a injustiça de armas na mão?” com outros olhos e com muita esperança.
A tragédia de tudo isto é que a ULS da Guarda pode queixar-se de ter sido a única instituição do género a ser alguma vez governada por condenados. O que já vai sendo um hábito. Não esqueçamos que o atual presidente conseguiu ser condenado até antes de para cá vir, podendo por isso juntar-se a Fernando Girão na galeria dos notáveis, apesar de nenhum deles ter governado o país. Quanto a Ana Manso, a ser investigada no celebérrimo caso do “marido auditor interno”, ainda estamos para ver. Ai, ai, ai…

Moral da história: ser-se presidente todo-poderoso da ULS e ter-se falta de muita coisa, pode até ser, mas não se recomenda. Mesmo nada.

(Crónica no jornal "O Interior" - 9 de Abril de 2014)