sexta-feira, dezembro 13, 2013

TOD@VIA

Barca d’Alva / Vega de Terrón, 15 de Dezembro de 2013

        Queridos Reis Magos:

        Os espanhóis e portugueses que integramos a “Associação de Fronteira Tod@vía, por uma Via Sustentável” portamo-nos muito bem este ano. 
De facto, um dos sócios recebeu recentemente o prémio da Associação Nacional EnerAgen pela “Melhor Actuação em Energias Renováveis”. 
No ano anterior o comportamento foi também exemplar, pois fomos premiados pela Câmara Municipal de Camargo (Cantábria) no certame “Humanidade e Meio”.
        Já são 30 os kilómetros de vegetação que retiramos do Bem de Interesse Cultural, com categoria de Monumento, que é a linha-férrea La Fuente de San Esteban - La Fregeneda - Barca d´Alva. No mês de Abril repusemos as tábuas do passeio pedonal da ponte sobre o rio Camaces, conhecido também como de S. Pedro, cinco km a Leste de Lumbrales. Agora o nosso trabalho “de facendera” , de colaboração voluntária, centrar-se-á numa outra ponte, a das Almas, a primeira após a ponte internacional sobre o rio Águeda, na Barca d’Alva / Veja de Terrón.
Entre a ponte das Almas e a de S. Pedro encontramo-nos com “Os túneis do Paraíso” -título da novela escrita por Luciano González Egido que se inspirou na construção desta jóia da engenharia do século XIX- percurso conhecido como “Rota das pontes e dos túneis de La Fregeneda”. 
Já só nos falta substituir as velhas madeiras em 11 pontes, podendo depois partilhar o céu com todos.
        Por isso vos escrevemos, queridos Reis Magos, aos verdadeiros, àqueles que realizam os desejos. Temos sido bons e queremos que nos ofereçais como presente muitas tábuas de madeira, todas as que puderdes .
Não vos preocupéis com a preparação e colocação in situ das tábuas, nós encarregar-nos-emos de o fazer, para que também Suas Magestades possam desfrutar do passeio com segurança, em pleno Parque Natural do Douro das Arribas. 
Oferecei-nos VI(d)A para gerar sonho e riqueza nestes territórios
de fronteira. É o único presente que vos pedimos. Em troca, prometemos continuar a ser bons cidadãos e prosseguir na tarefa de melhorar a VI(d)A com o nosso trabalho voluntário activo.
        Não leveis a mal, queridos Reis Magos, se vos dermos o número de conta bancária, para podermos continuar a fazer mais sociedade civil.
        Bem-hajam e, Feliz Natal!

Associação de Frontera Tod@vía por uma via sustentável
www.todaviasostenible.org
Caja España-Duero (Salamanca), Oficina central
Nº de cuenta: 2104-0000-17-9161085908; IBAN: ES98 2104 0000 17 9161 085908
BIC (SWIFT): CSSOES2SXXX; CONCEPTO: Patrocinio Tablas (1 Tabla = 10 €).