sexta-feira, dezembro 06, 2013

LIBERDADE

Mandela
Porque nunca tive oportunidade de te dizer,  quero que saibas que me ensinaste MUITO.

Aprendi, quando adolescente e, graças a ti, a revoltar-me contra um Apartheid que segregava raças.
Aprendi contigo a revoltar-me contra as injustiças.
Aprendi a lutar contra um sistema sanguinário que te prendeu só pelo facto de quereres para o teu povo, e para todos os povos, a LIBERDADE e a JUSTIÇA.
Aprendi contigo que TODOS, independentemente da cor da pele, TÊM DIREITOS IGUAIS AOS DOS OUTROS CIDADÃOS.
Foste e serás sempre o meu HERÓI.
Preso 27 anos, sem culpa nenhuma e, depois, perdoares a quem tanto mal te fez é de um ser com valores e princípios difíceis de atingir pelo comum dos outros mortais.
Obrigado Madiba!!!
Neste momento lembro-me de um parágrafo que escreveste no prefácio de «As mais belas fábulas africanas» : «Espero que a voz do contador de histórias nunca deixe de se ouvir em África. E que todas as crianças de África possam maravilhar-se com a beleza dos livros. E, acima de tudo, que as crianças não percam nunca a capacidade de alargarem os horizontes do mundo em que vivem através da magia das histórias».
Se mo permitires, deixa-me mudar a palavra África por Mundo.
Sei que não te importas.