segunda-feira, outubro 14, 2013

À procura de emprego? CUIDADO

Se está à procura de um emprego e foi convocado para a «tal» entrevista leia com atenção o seguinte texto:
10 ARMADILHAS "MORTAIS" QUE OS RECRUTADORES USAM PARA VERIFICAR SE É REALMENTE QUALIFICADO OU NÃO PARA O EMPREGO.

Aquando da entrevista, os entrevistadores encontram candidatos que já chegam com respostas prontas, decoradas e ensaiadas aos mínimos detalhes como se de um guião se tratasse.
Isso obrigou os contratantes a desenvolverem novas técnicas para descobrir o que realmente está por trás de cada um.
Aqui estão as 10 armadilhas que os recrutadores usam para desmascarar os entrevistados.

1 – Silêncio
 Quando o entrevistado para de falar, alguns entrevistadores continuam intencionalmente em silêncio para ver se o entrevistado continuará a falar ou se ficará calado. A maioria das pessoas fica tão desconfortável com o silêncio que tentam fazer o possível para preenchê-lo concedendo informações que às vezes, de tão sinceras, podem prejudicá-los. Então qual seria a melhor estratégia nesse caso? Se o entrevistador ficar em silêncio, cale-se igualmente. Se nos próximos dez segundos ele não reiniciar a conversa, pergunte se a resposta que deu foi suficiente.

2 – Simpatia ao extremo
 Os bons entrevistadores mostram-se simpáticos. Mas cuidado é só aparência. A simpatia pode ser um processo que lhes permita ter uma ideia mais fiel a respeito do entrevistado, além de ajudar a perceber as “derrapagens”.
Isso não significa que não nos devemos relaxar, mas precisamos de ter em mente que não estamos numa conversa com amigos, mas numa entrevista em que há patamares diferentes de posição, o contratador e o contratado.

3 – Pergunta sacramental: “O sabe sobre a empresa?”
 Os entrevistadores perguntam isso porque querem saber se fizemos o trabalho de casa. Recolher a máxima informação sobre a empresa é absolutamente imprescindível. Se não teve tempo para se preparar para a entrevista, por estudar tudo sobre a empresa, essa pergunta revelará a verdade.

4 – Perguntar: “Por que quer sair do seu emprego actual / por que saiu do seu último emprego?”
 Com esta pergunta os entrevistadores querem saber se vai sair ou já saiu do seu emprego e em que circunstâncias e, se está disposto a falar mal do outro empregador. Cuidado!!!

5 – Perguntar: “Tem disponibilidade para iniciar de imediato?”
Podemos pensar que expressar o desejo de começar imediatamente contribuirá a seu favor. No entanto, o que eles querem saber é se conhecemos as leis, dado que sair do emprego sem avisar o empregador, dentro do prazo legal, os entrevistadores presumirão que um dia também faremos o mesmo com eles.

6 – Perguntar: “Consegue enviar-nos isso?”
 Se o entrevistador pedir para lhe enviarmos alguma informação posteriormente, por exemplo, um artigo que escrevemos, tenha a certeza que o vai fazer. Ele pode estar a testar a capacidade de nos lembrarmos de compromissos, mesmo que não sejam tão importantes.

7 – Perguntar: “Foi demitido? Outros foram demitidos?”
 “Muitos do seu departamento foram demitidos também?”. 
Provavelmente não é uma pergunta inocente, mas é uma tentativa de descobrir se o anterior empregador o demitiu por baixo desempenho ou por outra razão qualquer.

8 – Perguntar: “Qual o trabalho dos seus sonhos?”
 Se começar a falar sobre o seu sonho de protagonizar um filme, os seus anseios políticos e coisas desse tipo, o entrevistador – pelo menos a maioria deles – irá pensar que não está realmente comprometido com o lugar que estamos a concorrer.

9 – Perguntar: “Você tem alguma pergunta?”
 Ok, isso realmente não é um truque. Mas muito de si pode ser revelado ao entrevistador pelas perguntas que fizer. Se a resposta se concentrar em benefícios, remuneração e horas, ou se está curioso em saber qual o tipo de funções a desempenhar. Os entrevistadores querem ouvir perguntas sensatas sobre o trabalho, cultura e a organização. Perguntas que revelem se estamos interessados verdadeiramente no lugar.

E a última e mais mortal de todas:

10 – A primeira impressão na recepção
 Alguns candidatos dizem coisas à recepcionista que nunca diriam aos entrevistadores: falam sobre assuntos mundanos, o que realmente pensam dos problemas diários ou outros assuntos. Entrevistadores bons e espertos vão perguntar à recepcionista ou outros que também estiveram em contacto consigo sobre a impressão que tiveram a seu respeito. Atenção a este item.
Pior ainda: Em muitas empresas, as recepcionistas dos departamentos de selecção são psicólogas treinadas. Disfarçadas só para "enganar". Conversas fúteis para passar o tempo, são de evitar.
Sente-se e aguarde em silêncio.
Se uma parede cair não reaja.

BOA SORTE