segunda-feira, setembro 23, 2013

O «ar» da Guarda

Quem hoje circulou pelas artérias da ex freguesia de S. Miguel, da Guarda, sentiu, se não sofre de problemas de respiração, o CHEIRO PESTILENTO, NAUSEABUNDO que por ali pairava.
O «cheiro» verificou-se entre as 8 horas e as 11h.
Já TODOS sabemos, menos os inteligentes que nos governam, que a ETAR, as fossas situadas a céu aberto junto pavilhão de S. Miguel e a fábrica de sabão produzem este tipo de cheiros.
Só que continuam a insistir na «qualidade» do ar da cidade.
Bem, só se para esta gente, a Guarda for apenas a urbe a partir da nova rotunda, a «gigantesca» rotunda conhecida por da «ti Joaquina», agora baptizada de «ti Joaquim» à memória do presidente que a mandou construir....
Só grandezas...no que não era necessário...
Rotundas não faltam....mas melhorar a qualidade do ar ...NADA!!!!
Até já o engarrafaram, ao ar, claro....
Face ao mau cheiro que vai continuando a existir naquela zona da cidade e noutras artérias pergunta-se o que faz um «delegado de saúde»???
A personagem pode ser tudo e nada, mas da saúde é que não é....
Aliás, seria bom recordar-mo-nos do triste episódio das estações elevatórias de Maçainhas e, ficamos a saber que cargo ocupa o dito....delegado...tudo menos da saúde!!!
Isto já para não falar nos fontanários, com «água não segura».....necessitando de um polícia, de certeza, para se tornar...segura!!!
Ou de freguesias e anexas ainda sem saneamento básico ....caso de Dominga Feia, só para dar um exemplo....com o caso do rio Noéme (se de rio se pode classificar, tal percurso de esgoto) ....
Mas de rotundas sabem eles...e de que maneira....
VIVA O AR DA GUARDA.....PESTILENTO E NAUSEABUNDO!!!!
Vamos lá.....engarrafá.lo e enganar tolos...
Uma coisa é a auto-estima outra bem diferente é a cenoura e o burro!!!
Já agora, engarrafem também o radão...e que tal???
Sobre este assunto, lembrar o que hodiernamente se entende por conhecimento.
Para os que acham que o conhecimento é um conjunto de verdades absolutas que os cidadãos apenas podem ter acesso, lembrar que há vários estudos científicos por aí publicados...e saberem que o conhecimento é algo que é construído pelo próprio cidadão, a partir das suas representações cognitivas, afectivas e volitivas. Que há muito que se deixou de considerar a avaliação como o «papaguear» de conteúdos, «medidos» por testes de desempenho estandardizados.
Acabou definitivamente esse tempo.
É o desenvolvimento humano, ESTÚPIDO!!!!