domingo, julho 21, 2013

O BURACO da Maria Luís

Falou-se esta semana que a ministra(??) das finanças esteve presente nos encontros da nova troika à portuguesa, CDS-PP/PSD/PS, para discutirem a «Salvação» imposta pelo inútil do Cavaco.
Nesse encontro a ministra(??) Maria Luís terá mostrado o ....BURACO!!!!
À parte da questão do BURACO mostrado ou por mostrar, convém reflectir sobre o buraco gigante nas PPP (parcerias pública privadas) que segundo contas, sem folha de Excel, dava para pagar 10 anos de subsídios de férias.
Relatório demolidor aponta José Sócrates, a entidade reguladora dos transportes e as Estradas de Portugal como um dos maiores culpados.
Encontra-se já disponível no site do Parlamento um relatório, com mais de 400 páginas, sobre as Parcerias Público-privadas. 
Estas criaram um buraco orçamental que ainda hoje continua a abalar as contas do nosso país, tanto é que este buraco daria para pagar 10 anos de subsídios de férias aos funcionários públicos.
O relatório acusa as Estradas de Portugal de ser “conivente com a opção política vigente”, o regulador dos transportes “incapaz” de supervisionar os contratos e relança o mau desempenho de vários membros do Governo de José Sócrates.
Até 2041 os Portugueses vão pagar mais de 16 mil milhões de euros por causa de contratos que, alguns, falham em ser práticos e trazer benefício para o povo.
O relatório continua a distribuir culpa, quando afirma que ““o recurso excessivo às PPP teve por base a necessidade de os agentes políticos realizarem obra sem formalmente se endividarem” e mostra que as SCUTs são as mais polémicas quando o relatório afirma que ““A comissão considera inaceitável que o Governo à época tenha assumido e aceite crescimentos elevados de tráfego que não eram de todo previsíveis””
Sobre as Estradas de Portugal, já se sabe que os Administradores ganham mais do que o próprio Presidente da República. Ou seja, “metade da administração de uma empresa com capital do estado ganha mais do que o chefe desse mesmo estado”.
Uma das empresas faladas é a PARPÚBLICA - a da FESTANÇA!!!!
Onde a “venda do património do Estado, com um montante apurado de 1,3 mil milhões de euros,com vários processos, alguns já devidamente noticiados, em que esta empresa tem lesado os interesses do Estado, não acautelando o valor potencial dos imóveis e beneficiando assim terceiros”
O relatório vem dar razão ao afirmar, sobre esta empresa, que existem “problemas relacionados com a transparência e competitividade dos concursos para adjudicação destas concessões” e “detecção de fraco controlo orçamenta destas concessões”.
Até agora, não existem pessoas responsabilizadas oficialmente por este buraco orçamental.
NÃO HÁ POR QUE NÃO INTERESSA QUE HAJA. SERÁ QUE ALGUM DIA HAVERÁ???
A CULPA A MORRER SOLTEIRA!!!
Na Islândia há muito que já havia culpados, julgados e...PRESOS!!!!
Coincidências ou talvez não….
Deputados da AR ganham subsídios de férias e Natal em 2012.
Todos os Portugueses, principalmente funcionários públicos, sentiram na pele os cortes dos subsídios de férias e Natal. 
Todos, menos os políticos da Assembleia da República que uma dama quer transformar no Olimpo.
O Orçamento da Assembleia da República para 2012 que saiu no Diário da República, 1.ª série, N.º 200 em 18 de Outubro de 2011, prevê uma quantia “apenas” 2.093.650EUR para subsídios de férias e Natal para os deputados.

Se usarmos números redondos de 500EUR (algo que o salário mínimo não é, devido à desculpa da “crise” que em Dezembro do ano passado foi alegada) o valor que os deputados vão receber daria para oferecer um ordenado a praticamente um conselho de Portugal com pessoas desempregadas.
É este o sacrifício que o povo está a fazer, e que os políticos não.
UNS SÃO CIDADÃOS OUTROS SÚBDITOS!!!