terça-feira, julho 30, 2013

Filhos de um Deus menor

Governo sem resposta para o apoio às crianças com autismo a atingir a maioridade
São pessoas que precisam de acompanhamento especial e estão a ser “abandonadas” pelo Governo. Faltam “respostas concretas e reais”.
O caso foi denunciado pelo DN na sua edição de 21 de Julho mas podem estar em causa “bastante mais de 100 pessoas”, seguindo uma fonte comunicou ao Tugaleaks.
Trata-se de crianças com uma dependência e que precisam de acompanhamento constante. O Ministério da Educação e Ciência este ano decidiu “apertar” com as escolas e instituições no sentido de alunos maiores de idade não frequentarem a escola.
Segundo o depoimento de Paula Castro, mãe de uma criança com autismo, “[e]u a Mãe fui informada HOJE que o meu filho só tem escola até 30 de Julho e depois olhe …. aumente-lhe a medicação e ele fica a dormir um ano em casa”.
Este não é um caso isolado segundo a Associação Vencer Autismo, pois “os números oficiais americanos” afirmam que “1/88 crianças sofre de uma perturbação do espectro do autismo; o que significa que é mais que diagnósticos de crianças com Diabetes, HIV e cancro juntos”.
Esta associação, com dois anos de existência, tem criado “inúmeras angariações de fundos para poder ajudar famílias com menores recursos a fazer o Programa Son Rise (que a Vencer Autismo trouxe a Portugal), desta forma estamos a dar aos pais ferramentas para que eles tenham uma intervenção directa no processo de desenvolvimento do seu filho“.
Ainda segundo a Vencer Autismo. em Portugal “não existe nenhum levantamento” sobre crianças autistas em Portugal. 
Paula Castro já recebeu uma resposta oficial, informando que “O Ministério da Educação e Ciência, através da Direção-Geral de Edução, ciente das preocupações das famílias de jovens adultos com deficiência, com mais de 18 anos, manifestou já, ao Instituto Nacional de Reabilitação do Ministério da Solidariedade e Segurança Social, total disponibilidade para colaborar no procura de soluções, no quadro das competências legais dos dois Ministérios.”
Cortes na educação nunca antes vistos
Já em 2012 foram cortados 600 milhões de euros ao sector da educação. Mas em 2013 a educação foi o sector que teve mais cortes orçamentais. Por exemplo, no ensino básico e secundário houve cortes na ordem dos 703 milhões de euros, valor esse que é metade da receita orçamental da Assembleia da República segundo o Orçamento de 2013 publicado no site da AR.
VERGONHA DE PAÍS.
Qualquer semelhança entre este país e o país do Nicolae Ceauşescu, com os célebres e tristes orfanatos é só coincidências....