domingo, fevereiro 03, 2013

Afinal há outra solução!!

ISLÂNDIA VENCE GUERRA LEGAL CONTRA REINO UNIDO E HOLANDA 
Tribunal rejeita argumentos de Londres
Islândia não tem de reembolsar clientes de bancos falidos
Depois da falência do primeiro banco privado, Landsbanki, a Islândia foi forçada a nacionalizar o sistema bancário islandês, sem poder responder às inquietações dos depositantes do Icesave, uma filial do Landsbanki onde cerca de 340 mil cidadãos britânicos e holandeses tinham depósitos no valor de cerca de quatro mil milhões de euros.
Os dois países exigiam uma compensação financeira ao Estado islandês para os depósitos bancários que os contribuintes britânicos e holandeses perderam com a falência do Icesave. 
Ambos os governos reembolsaram os depositantes e exigiam agora o valor à Islândia. 
O montante não estava definido, mas o Fundo Monetário Internacional (FMI) (também se mete onde não é chamado???) estimava que poderia rondar os 1933 milhões de euros.
O tribunal da Associação Europeia de Livre Comércio é a entidade que regula as relações económicas e de comércio entre Estados não membros da União Europeia que fazem parte do Espaço Único Europeu. 
Os governos britânico e holandês reembolsaram integralmente os depositantes do Icesave antes de reclamar a soma a Reykjavik. 
Mas, em 2010 e depois em 2011, os islandeses recusaram em referendo as modalidades de reembolso negociadas com Londres e Haia, argumentando que não existia a obrigação legal de assumir as perdas de um banco privado. 
A Comissão Europeia processou a Islândia junto da Associação Europeia de Livre Comércio por violação da diretiva europeia referente às garantias dos depósitos, que obriga a assegurar um mínimo de 20 000 euros aos depositantes de um banco falido.