terça-feira, janeiro 15, 2013

Crónica

       A semana passada continua a ter como marca d’água o famigerado relatório do FMI.
      O tal que o governo quis que fosse divulgado como uma coisa com a qual ele – o governo – aparentemente nada teria a ver.
Aos mais atentos, tal estratégia já não surpreende. Senão vejamos.
Lembram-se dos muitos milhares de milhões enterrados pelo estado no BPN? E do BPP? E do BCP? E, mais recentemente, dos mil e cem milhões generosamente “emprestadados” ao BANIF?
Pois bem, a criançada que nos governa vê-se agora perante o dilema, dizem-nos, do cortar urgentemente 4 mil milhões na despesa. Valor, note-se, que não chega, nem de perto, nem de longe, aos calcanhares daquele que recentemente gastaram com a banca!
Olhando para o argumentário destes arautos da economia de mercado totalmente liberalizado, é patente uma contradição: são liberais quando se trata de cortar no estado social e de atacar a classe média, enquanto protegem ferozmente os ricos. Mas, pelo contrário, passam a ser verdadeiros estalinistas do mundo moderno quando se trata de socorrer uma banca que caiu em apuros apenas devido à sua ganância.
Não há dinheiro para empresas em dificuldade nem para investimento público produtivo. Mas há sempre dinheiro para manter vivo o instinto especulador e usurário de um setor financeiro que conduziu o mundo à desgraça em que se encontra. Não há melhor exemplo de um Robin dos Bosques que rouba cada vez mais aos pobres para tudo dar ao xerife de Notingham!
O dito estudo do FMI, até pela sua imprecisão e pelos erros grosseiros que contém, não é, afinal, mais do que uma arma de propaganda, destinada a convencer o nosso povo do fatalismo inerente à desgraça em que o colocaram. Serve para pretender que sem os tais 4 mil milhões que o governo diz ser necessário cortar, acaba o mundo. O ar desaparece. O sol deixa de nascer. A lua nunca mais brilha. O país afunda.
Nesse contexto, despedir 100 mil funcionários públicos, ou seja lançar meio milhão de portugueses na miséria é coisa que pouco importa; cortar os salários dos restantes funcionários públicos em mais de 3 a 7%, pouco ou nada lhes importa; reduzir as já parcas reformas em 20 a 30 %, é coisa que pouco ou nada lhes importa; e acabar com o que resta do abono de família, do subsídio de desemprego ou da indeminização por despedimento, pouco ou nada lhes importa. Aumentar para o dobro as taxas moderadoras na saúde e nivelar por baixo, ou seja, próximo do zero, tudo o que ainda seja direito social remanescente, pouco ou nada lhes importa.
Em resumo, o FMI acha que a melhor maneira de lidarmos com o nosso problema é simplesmente o fim da civilização. O regresso à barbárie, puro e duro. O tempo do cada um por si, e que vençam os melhores.
Para o FMI, este estudo é uma espécie de teologia da purificação económica. Uma libertação e consagração da ideologia mais fanática e irracional. Uma forma de fazer a guerra por outros meios. De destruir tudo para impor uma nova ordem.
Isso até não me espanta, vindo de onde vem.
O que me causa estupefação é a tentativa patética de alguns políticos e comentadores da nossa praça apresentarem, no melhor tique propagandístico, o estudo como uma base de trabalho, como algo em que devemos refletir seriamente.
 Como se a solução para a doença fosse a morte do doente e ficasse muito bem ao médico assumir tal postura!
Esses políticos e comentadores de encomenda, que estão para a situação vigente como uma raposa que guarda o galinheiro, já nem sequer acautelam o pudor de se pretender que supostamente ainda vivemos em democracia. Sim, porque ainda vivemos em democracia, pelo menos nas aparências. É que todos recordamos que não foi com este projeto político e económico que os partidos da atual coligação governativa se apresentaram a sufrágio. Foi, muito pelo contrário, por exemplo, com a promessa de não aumentarem impostos.
Por isso, uma vez que tanto gostam de invocar a alteração e o agravamento da situação, tenham ao menos a decência de voltar a conceder a palavra ao povo, para que seja este a decidir onde poupar ou obter os tais 4 mil milhões, se for mesmo caso disso.
Claro que não tenho muitas ilusões em relação à capacidade e vontade desta gente para ser coerente.
Mas como raposas que são, é bom que tomem cuidado.
Um dia destes nem sequer conseguem encontrar a chave do galinheiro. É que pode aparecer por aí um estudo do FMI a recomendar que se acabe pura e simplesmente com as eleições e com os partidos. E, bem vistas as coisas, porque a democracia que nos resta é já pouca ou nenhuma, em salários e reformas douradas sempre se poupavam umas largas centenas de milhões de euros…
Pois é…..
É o MANDA QUEM PODE, OBEDECE QUEM DEVE de um ditador de má memória para todos nós mas que uns querem reavivar.
Tristes pobres raposas nem de papel sois.
Sois a flor do estrume.
Até para a semana.
(Crónica na Rádio F, na Guarda, dia 14 de janeiro 2013)