terça-feira, dezembro 04, 2012

Crónica na Rádio F


A semana que findou foi, mais uma vez, triste, de arrepiar os cabelos de revolta e indignação.

Está tudo, mas tudo contra o depauperado português da classe média. Sim, porque os da classe mais baixa já nem respiram e…os da classe alta ninguém os afronta.

Por cá, decorreram as cerimónias protocolares da celebração dos 813 anos da cidade.

Ficou-se a saber, finalmente, que o senhor presidente Valente existe….está de perfeita saúde e, não anda a fazer dieta como o outro….

O presidente pode faltar às reuniões da câmara e estar-se nas tintas para a vida do concelho… Agora, quando toca a dar entrevistas o senhor presidente logo aparece…

E, desta vez apareceu e não deu uma, nem duas, mas três entrevistas… É obra para quem andou desparecido. Terá andado a preparar os discursos??? Não se sabe nem nenhum assessor o disse. O que se soube é que o senhor presidente da câmara, senhor Valente, disse que andava preocupado com o futuro …..do futuro???

Mas que futuro??? Nada mais nada menos que dossiers que o executivo camarário vai deixar por resolver por incompetência de gestão.

Vejamos: o senhor presidente diz-se preocupado com o futuro do ex-Hotel Turismo. De quem é a culpa? Do executivo camarário que alinhou na venda fictícia com o amigo Sócrates e….nem escola, nem reparação do edifício…nada….

Ficaram os munícipes da Guarda sem um imóvel, sem uma estrutura hoteleira de inegável valor…foram-se os anéis…em troco da salvação in extremis das finanças da câmara….

Preocupado, diz o presidente da câmara com o futuro do hospital….mas que hospital???

Ainda não percebeu que não há hospital?

O que há e sempre houve foram acrescentos…remendos….

Onde estava o actual presidente da câmara da Guarda, quando se anunciou um prolongamento e um remendo do hospital sem que existissem dotações orçamentais para o efeito?

Onde estava o engenheiro Joaquim Valente quando Ana Manso e Maria do Carmo Borges se digladiavam pelo mérito da construção do “novo hospital”, deixando a sua terra com coisa nenhuma?

Alinhou no foguetório do anúncio e ficou sentado à espera….

Depois diz que está preocupado com o Teatro Municipal da Guarda. Esta preocupação resultou apenas e tão só da presença na cerimónia protocolar do actual secretário de estado da cultura e o mesmo ser da Guarda….

Aliás, sentado e à espera foi o que melhor soube fazer o presidente da câmara da Guarda.

Ficou sentado à espera que os empregos prometidos em Castelo Branco pela Delphie fossem solução para o encerramento da empresa na Guarda.

Fiou-se na conversa do Pinho…sim lembram-se? Pois é, temos memória…..

Mas, se as preocupações do concelho da Guarda se reduzissem apenas e tão só a estes três casos…o mal o menos.

Mas, infelizmente a realidade é bem diferente…muito diferente…..

A sua gestão foi desastrosa….alguns dos casos preocupam-no. E os outros?

Lembro apenas alguns pela simples razão de que foi redutor na sua intervenção. Muitos outros casos virão a seu tempo…com calma, que o povo é sereno…..

Desde logo finanças da câmara… Senhor presidente, este devia ser um dossier que o deveria preocupar seriamente….a câmara da Guarda está tecnicamente falida….graças à sua gestão.

E, pior, muito pior, é que hipotecou para todo o sempre o futuro do concelho com empréstimos e mais empréstimos, com empréstimos para pagar empréstimos, empréstimos para pagar juros …enfim só um novo amigo o ajudaria a minimizar tal situação. Mas infelizmente já não há anéis…foram-se….só se dessem em troca a bica de alameda de santo André…mas nem essa é da cidade….

Já sabemos que a justificação é sempre a mesma….mas fizeram obra….pois ….pior só parado.

E não o preocupa o estado caótico em que se encontra a urbe, no sentido da falta de organização dos bairros, sem qualquer qualidade de habitação, com atropelos sérios ao plano director municipal, aos projectos iniciais, com apropriação indevida de espaços públicos por parte de certos reizinhos cá do burgo, com inexistência de acessibilidades, com problemas graves de circulação, com poucos ou nenhuns transportes públicos? Enfim, o caos geral…

Não o preocupa, em pleno século XXI que ainda existam lugares onde habitam cidadãos de pleno direito, que não têm saneamento básico nem água própria para consumo?

Não o preocupa o facto de existirem dezenas de fontenários fechados, com aquele famoso aviso de água não segura?

Não o preocupa o facto de o trânsito ser caótico, da zona dos parques a pagar ter aumentado sem a respectiva contrapartida de melhores e mais transportes públicos?

Não o preocupa o facto de o concelho ter perdido população e continuar a perder? E, lembrar que foi esta uma das vossas bandeiras na campanha eleitoral. Bem os avisei que era sol de pouca dura… mas fez-lhe bem ao ego e…enganaram quem quiseram…

Como enganaram quando apontavam a plataforma logística como a âncora do desenvolvimento. Que desenvolvimento???

E não o preocupa os milhares gastos com uma empresa que se instalou no parque da cidade e o quis transformar num parque industrial, com os altos patrocínios da câmara com dinheiro dos contribuintes, prometendo centenas e centenas de postos de trabalho???

Onde está a empresa??? Fechou…e por água, do mondego, abaixo os empregos….

E, muitos mas mesmo muitos outros assuntos o deveriam preocupar…mas ficou-se por três…não foi sério senhor presidente.

Em política aqui e agora não vale tudo…nunca mas nunca valerá tudo….

Já quanto ao país assistimos à aprovação do orçamento de um Estado, que já é o estado a que isto chegou, nas palavras do capitão Salgueiro Maia. Um orçamento de fome e miséria que, uns quantos deputados da própria maioria que sustenta este criminoso governo, quiseram manifestar a sua discordância mas que….logo foram dissuadidos de o fazer a BEM DA NAÇÃO…

Claro.

Este orçamento é o ponto alto de uma promessa de uns aldrabões que em Agosto deste mesmo ano, da graça de 2012, anunciavam o fim da crise em 2013. MENTIROSOS. PANTOMINEIROS.

Deixo para o fim o mais grave:

A intenção de privatizar o ensino…o fim do estado social, na educação, com a implementação das propinas no ensino secundário…VERGONHOSO….

O desplante desta gente chega ao ponto de um tal Queiroz e Melo, presidente da Associação dos Estabelecimentos do Ensino Privado e Cooperativo vir dizer que espera ser chamado pelo governo para discutir o processo da privatização e mais, muito mais grave, discutir com o governo o Modelo Educativo que se quer para o país….

Bem sabíamos para que serviam os rankings das escolas….agora temos a confirmação.

Que modelo de ensino nos querem impor???

O ensino escolástico diferenciado da idade média e do tempo da Inquisição…a verdade podre, falseada e baseada em confissões de fé que, por exemplo, Galileu e Kepler se encarregaram de provar a mentira que se ensinou durante séculos?

Um governo que quer olhar para a educação e para a cultura apenas como um negócio, que hipoteca o futuro de gerações que serão ensinadas a não pensar, e a serem mão de obra não qualificada para trabalhar de sol a sol a 4 euros por mês, como o prova um recente anúncio do instituto do emprego e publicado na internet para que todos tivessem conhecimento de tamanha afronta aos trabalhadores. Isto não é um governo. É um carrasco.

Tristes pobres mentes que são tão tacanhas….

Ontem um coelho, primeiro ministro EM CABO VERDE, veio negar tudo o que tinha dito sobre as propinas no ensino secundário….

Negar??? Dizer que não falou em propinas no secundário???

Mas afinal querem fazer das pessoas o quê?

Todos os portugueses ouviram e, como pode vir dizer que não disse QUE IA APLICAR PROPINAS AO SECUNDÁRIO?.

Quem acredita no senhor?

Seja sério e honesto uma vez na vida….falou em propinas sim senhor…

Prova-se que o senhor é um mentiroso…face a isto o que espera um Cavaco???

MENTIU AGORA COMO MENTIU EM PERÍODO ELEITORAL QUANDO RESPONDEU À JOVEM DE UMA ESCOLA DIZENDO QUE NÃO IRIA CORTAR NOS SUBSÍDIOS NEM AUMENTAR A CARGA FISCAL…

MENTIU….

Um primeiro ministro mentiroso só neste país……MAIS UM PINÓQUIO….TRISTE PAÍS QUE SE DEIXA REPRESENTAR POR UM COIO DE INDIGENTES COMO DISSE MESTRE ALMADA NEGREIROS…MORRA O DANTAS…..
 
(Crónica na Rádio F - dia 3 de dezembro de 2012)