domingo, setembro 30, 2012

Um «congresso» à medida....

Congresso acaba em total confusão...

A Associação Nacional de Municípios Portugueses reuniu(??) em «congresso extraordinário» em Santarém...
Até parece normal...
Já a condução dos trabalhos e a «apoteose» final....foi tudo menos NORMAL!!!
O presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP),  o incorrupto Fernando Ruas, nem sequer teve oportunidade de discursar no encerramento do congresso extraordinário!!
É que o «congresso extraordinário» terminou abruptamente às.... 20h15, terá sido por causa do futebol???
É que já houve muita Assembleia Municipal que terminou abruptamente por causa ...do futebol....logo nada a despropósito!!!
 Mas, não parece ter sido.....foi, segundo dizem, devido ao pedido de revogação da Lei dos Compromissos e dos Pagamentos em Atraso.
No final do debate, criou-se um clima de enorme barafunda, marcado por assobios, insultos, abandono de autarcas da sala e interrupções constantes a quem tentava usar da palavra. 
Vários autarcas, a maioria eleitos pelo PSD, começaram a questionar a forma como Mário de Almeida, de Vila do Conde (PS), estava a dirigir os trabalhos, levantando dúvidas em relação à existência de quórum ou à forma como estavam a ser votados alguns pontos a incluir nas conclusões finais.
Mário de Almeida chegou a envolver--se numa acesa troca de palavras com Jaime Soares, de Vila Nova de Poiares, dizendo que não "levava lições de um qualquer Jaime Soares". 
Claro que não senhor Almeida.....quem o duvida???
A partir daí, os ânimos foram aquecendo e deram origem a várias interrupções, a maioria delas ruidosas e embaladas por coros de assobios da plateia, sempre que eram feitas à mesa perguntas acerca do regulamento interno do congresso, quando se debatiam alterações à moção.
Depois de quase uma hora de discussão acerca de pormenores, e com muitos abandonos da sala pelo meio, Mário de Almeida deu por terminados os trabalhos, à pressa, informando que as conclusões do congresso, que geraram a divisão entre autarcas do PS e do PSD, foram aprovadas com 115 votos a favor e 76 abstenções. 
As lições que não recebe, não é senhor Almeida.....
O autarca que dirigia os trabalhos fez ainda questão de frisar que os 371 membros na plateia, contados pela jurista da ANMP, mais os membros da mesa do congresso garantiram o quórum que era necessário para validar as decisões. 
Ora bem.....
Novos e mais impostos camarários a caminho, que ninguém o duvide.....