terça-feira, julho 17, 2012

Pepe Mujica é o presidente mais pobre do mundo

Exemplo para muitos.....percebes Cavaco???? Ou precisas de um desenho????


«Como prometido antes da eleição, o presidente do Uruguai José Pepe Mujica ainda mora na sua pequena fazenda em Rincon del Cerro, nos arredores de Montevidéu. A moradia não poderia deixar de ser modesta, já que o dirigente acaba de ser apontado como o presidente mais pobre do mundo.
Pepe recebe 12.500 dólares mensais pelo seu trabalho à frente do país, mas doa 90% de seu salário, ou seja, vive com 1.250 dólares ou 2.538 reais ou ainda 25.824 pesos uruguaios. O restante do dinheiro é distribuído entre pequenas empresas e ONGs.
"Este dinheiro chega-me, e tem que chegar porque há outros uruguaios que vivem com menos", diz o presidente.
Aos 77 anos, Mujica vive de forma simples, usando as mesmas roupas e desfrutando a companhia dos mesmos amigos de antes de chegar ao poder.
Além da sua casa, o seu único património é um velho Volkswagen cor celeste avaliado em pouco mais de mil dólares. Como transporte oficial, usa apenas um Chevrolet Corsa. A sua mulher, a senadora Lucía Topolansky também doa a maior parte de seus rendimentos.
Sem contas bancárias ou dívidas, Mujica disse ao jornal El Mundo, da Espanha, que espera concluir o seu mandato para descansar sossegado em Rincon del Cerro.
O presidente do Uruguai, José Mujica, ofereceu a sua residência oficial para abrigar moradores de rua durante o próximo inverno caso faltem vagas nos abrigos oficiais do governo.
Ele pediu que fosse feito um relatório com os edifícios públicos disponíveis para serem utilizados pelos sem-abrigo e, após os resultados, avaliará se há a necessidade da concessão da sede da Presidência. De acordo com a revista semanal Búsqueda, Mujica disponibilizou ainda o palácio de Suarez y Reyes, prédio inabitado onde ocorrem apenas reuniões de governo.
O presidente não mora na sua residência oficial, pois escolheu viver na sua localidade, situada numa área de classe média nos arredores de Montevidéu.

Já tivemos em Portugal um presidente que se assemelhava a Pepe Mujica.
O nosso primeiro Presidente da República pagou do seu bolso todo o mobiliário de uma casa que alugou.
Pagava do seu bolso a renda da casa.
Não lhe era dado dinheiro para transportes, não tinha secretário, nem protocolo e nem sequer Conselho de Estado.
Foi aconselhado a comprar um automóvel para as deslocações, mas teve de o pagar também do seu bolso.
Na falta de um secretário, Arriaga vai chamar um dos filhos para essa função!!
Eram assim, os primeiros tempos, difíceis, da República.