sexta-feira, julho 27, 2012

Mais um ATAQUE ao clima

 

A maior empresa do mundo está prestes a iniciar a perfuração em busca de petróleo na Região do Ártico, onde habitam baleias e ursos polares.  
A Agência de Protecção Ambiental dos Estados Unidos pode impedí-los, mas cabe a TODOS nós exigir que salvem o Ártico agora.

A chefe da Agência de Protecção Ambiental, Lisa Jackson, pode revogar a licença concedida à Shell para explorar essa área do planeta, pois a empresa não está a conseguir atender aos critérios de controle de poluição do ar dos seus navios, violando os termos da licença.
Os activistas ambientais já soaram o alarme, mas a menos que façamos disso um escândalo global, a Shell vai usar toda a sua força e influência para que a Região do Ártico venha a ser aberta para a indústria do petróleo.
Lisa Jackson já se opôs à indústria de energia uma vez, mas a Shell é um Golias que não será derrotado facilmente.
O tempo está a esgotar-se – vamos fazer com que essa decisão seja um marco na protecção dessa grande imensidão de gelo e impedir que a área seja transformada em um campo de perfuração de petróleo.
A Região do Ártico está a derreter a uma velocidade sem precedentes, mais rápido do que a maioria dos cientistas previram. 
As mudanças climáticas estão a causar um aumento perigoso das temperaturas – na semana passada, um enorme pedaço de uma gelo, com quase 40km de comprimento soltou-se da Gronelândia.
Algumas estimativas prevêem que em apenas 4 anos, o Ártico estará completamente sem gelo nos meses do verão, elevando as temperaturas a níveis ainda mais altos e causando o degelo da camada da Gronelândia, o que elevaria os níveis do mar em até 6 metros.
Ainda assim, algumas pessoas enxergam neste desastre planetário a corrida do ouro do século 21. Empresas e países que esperam fazer milhões de dólares com este negócio estão a fazer TUDO para garantir a sua partilha de petróleo, gás e minerais freneticamente.
Para eles, o Ártico não é o lar de baleias e ursos polares, mas sim uma nova fronteira, e uma das razões pela qual países como EUA, Canadá e Rússia passaram anos a impedir acordos climáticos globais.
 Essa é uma decisão simples: as pessoas e o futuro do planeta ou o aumento dos lucros das empresas petrolíferas e uma possibilidade de 40% de acontecer um derramamento de óleo catastrófico.
Se Lisa Jackson conceder a licença para a Shell, em seguida a Exxon, Chevron e o resto das grandes empresas petrolíferas vão cobrir uma linda paisagem de gelo com as sujas plataformas de petróleo, tubos e bombas.  
Vamos exigir à Lisa Jackson que pare a Shell antes que seja tarde demais.
A perfuração no Ártico já foi condenada pelo governo britânico, companhias de seguro, a Guarda Costeira dos EUA, e, na semana passada, o Greenpeace e outras organizações também protestaram. Mas para parar essa loucura temos de nos unir e focar na única pessoa que pode fazer isso.
Vamos garantir que o Ártico seja salvo do perigo da perfuração e, ao invés disso, seja protegido como um tesouro global.
Uma batalha épica pela sobrevivência do planeta está a desenrolar-se na Região mais isolada do Ártico, extremo norte do planeta – mas em vez de encontrar uma solução para salvar a região, os EUA estão a deixar que a Shell siga em frente e inicie a perfuração na procura de petróleo. 
Clique abaixo para exigir que a administradora da Agência de Proteção Ambiental dos EUA, Lisa Jackson, pare a Shell e salve a Região do Ártico! 

ASSINE A PETIÇÃO.