sexta-feira, junho 15, 2012

Pois é....COBARDIA!!!

Segundo um estudo da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) a agregação, extinção, fusão ou lá o que lhe quiserem chamar, determinará uma poupança anual de cerca de 6,5 milhões de euros aos cofres públicos.
As «poupanças» resultantes da extinção das mil freguesias vai determinar a poupança desse valor.
"A poupança não será superior a 6,5 milhões de euros. Não vale a pena, do ponto de vista da tensão e da agitação social, da quebra das acções de voluntariado que prestamos às populações. Não vale de todo a pena", afirmou Armando Vieira o presidente da ANFRE.
Ainda assim, o mesmo responsável admite que "faz sentido uma reforma", para "dar escala" às freguesias, mas "reflectida local e livremente".
"Cada um no seu concelho, cada freguesia, cada município, é que sabem que reforma é que se faz e se faz sentido", afirmou, em declarações à Lusa.
ENTENDERAM seus arautos da tecnocracia???
Impõe-se um referendo local.
Ninguém está legitimado para riscar o mapa das freguesias...NINGUÉM!!!!
Quem ousar pegar num lápis, régua e esquadro e começar a desenhar um mapa deve ter que dar as devidas JUSTIFICAÇÕES às populações e ser JULGADO POR TAL FACTO.
Dizer que a economia de custos não vale a tensão e vai acrescentar às tensões que já se vivem na sociedade portuguesa", garantiu ainda Armando Vieira.
Recorde-se que as assembleias municipais têm até 23 de agosto para comunicarem à Assembleia da República quais as freguesias que pretendem agregar nos respectivos municípios, de acordo com o regime jurídico da reorganização administrativa, já publicado em Diário da República.
O diploma vai reduzir mais de mil freguesias, sobretudo em áreas urbanas, e abre a hipótese de agregação de municípios com o objectivo de promover "a coesão territorial e o desenvolvimento local", com ganhos de escala e de eficiência e alargar "as atribuições e competências das freguesias e dos correspondentes recursos".
Só que a agregação de concelhos ninguém OUSA DISCUTIR....
Pois é..... 
Como excepções, estabelece que não poderão existir freguesias com menos de 150 habitantes e que a reorganização não é obrigatória em municípios com quatro ou menos freguesias.
CUIDEM-SE..................