sábado, junho 09, 2012

As aldrabices de sempre....


Quando um «figurante» é chamado a depor numa Comissão Parlamentar, ao nível da Assembleia da República...ou MENTE....ou FICA  COM UMA AMNÉSIA AGUDA....
Invariavelmente é assim....
Será pela simples razão de estarem sob juramento???
Ou será que pelos corredores da Assembleia da República há algum vírus que faz bloquear os «poucos» neurónios dos figurantes????
Sabe-se é que a «amnésia» ataca e de que maneira....
Agora foi o Constâncio.....
A idoneidade de Francisco Bandeira, ex-vice-presidente da CGD, e a sua nomeação para a gestão do BPN nacionalizado foram amplamente discutidas no parlamento.
Às diversas questões sobre o assunto levantadas pelos deputados da comissão parlamentar de inquérito ao caso BPN, Vítor Constâncio, ex--governador do Banco de Portugal, respondeu sempre com falhas de memória.
Lá está...AMNÉSIA!!!!!
Francisco Bandeira já estava sob investigação da CMVM por suspeita de dolo e negligência em operações relacionadas com a CGD quando foi indigitado para presidir ao BPN nacionalizado. Questionado sobre o processo contra o gestor, Vítor Constâncio repetiu: “Não tenho memória desse caso.”
AMNÉSIA......
A denúncia contra Francisco Bandeira chegou à CMVM em 2007 e os factos recuam a 2006 e 2007, altura em que uma auditoria interna detectou que tinham sido autorizados créditos de um milhão de euros a clientes que, em articulação com colaboradores da CGD, usaram os empréstimos de modo fraudulento.
AMNÉSIA......
Vítor Constâncio voltou a negar falhas de supervisão. “O BPN foi o banco português mais inspeccionado de sempre.”
O ex-governador do BdP assegura que “não é responsabilidade da supervisão encontrar fraudes, crimes ou contabilidades paralelas”.
Na maior parte das situações, adiantou, a supervisão é feita à distância e com base nos documentos disponibilizados pelos bancos e na confiança depositada no sistema bancário e nos seus gestores.
“Dificilmente se encontraria alguém com melhor currículo que o Dr. Oliveira Costa.” Foi por isso “apanhado de surpresa”, confessou.
SUPERVISÃO À DISTÂNCIA????
QUE INTERESSANTE!!!! MUITO INTERESSANTE....
Faz lembrar aquele inspector do Ministério do Trabalho que quando era chamado a uma empresa, primeiro telefonava a fazer-se anunciar.....
À DISTÂNCIA.....que interessante....
COM TANTA AMNÉSIA E .....COM SUPERVISÕES À DISTÂNCIA NO QUE O SENHOR CONSTÂNCIO É PERITO, COM PROVAS DADAS, SERÁ QUE CONTINUA A USÁ-LAS NO BCE????
ESCLAREÇAM......