segunda-feira, abril 16, 2012

Reforma para NUNCA


A decisão de suspender o regime de reformas antecipadas aumenta o risco de despedimentos colectivos e de rescisões nas empresas.
A aposentação antes dos 65 anos era um dos principais mecanismos de redução de pessoal, utilizado pela generalidade dos grupos empresariais nos processos de reestruturação.
No entanto, é bom que se diga alto e bom som que, em Portugal, as reformas antecipadas generalizaram-se nos últimos anos.
E, foram os bancos como o BPI ou o BCP que são exemplos de empresas que levaram a cabo, recentemente, programas de redução de pessoal assentes em passagens à reforma.
E, no imediato, há várias companhias que serão afectadas pela decisão do Governo, já que têm planos de reestruturação em curso.
As empresas públicas de transportes estão entre as que poderão enfrentar dificuldades acrescidas.
O Plano Estratégico de Transportes do Governo, leia-se privatização, prevê a consolidação do sector e a dispensa de milhares de trabalhadores de empresas como CP, Carris, REFER, Metro ou EMEF.
E, embora o método de redução de pessoal seja, sobretudo, as rescisões amigáveis, muitos trabalhadores só aceitam sair porque estão perto da idade de solicitar a reforma antecipada,
Trabalhar, trabalhar até morreres ......se ainda houver trabalho, caso contrário, morreres na miséria!!!