terça-feira, março 27, 2012

O Fim da LINHA


A REFER continua, a par com o governo, a MATAR o interior.
Agora, anuncia-se o encerramento da estação do Pocinho.....
Ou seja, a REFER prepara-se para retirar o seu pessoal das estações da linha do Douro entre a Régua e o Pocinho.
A REFER está a estudar a introdução do RES (Regime de Exploração Simplificado) entre a Régua e o Pocinho, retirando o seu pessoal das estações.
Como a montante da Régua, a CP (Caminhos de ferro Portugueses) também já não tem nenhum funcionário, sendo os bilhetes vendidos pelos revisores dos comboios, as estações daquela região que ainda tinham alguma vida ficarão desguarnecidas e, no imediato, abandonadas.
Hoje em dia, a exploração dos comboios nesta linha é feita através do regime de cantonamento telefónico e o objectivo da REFER é implementar um sistema simplificado em que é um agente da empresa que viaja no próprio comboio, ou até o próprio revisor, que sai nas estações para pedir avanço a um posto regulador central, localizado na Régua.
Recorde-se que o troço entre a Régua e o Pocinho, de 68 quilómetros, chegou a ser indicado à “troika”, ainda durante o Governo de Sócrates, como passível de ser encerrado, mas sobreviveu ao PET (Plano Estratégico de Transportes, que prevê cortes em 600 quilómetros de vias férreas), tendo em conta o interesse turístico da linha e a grande procura de que é alvo nos meses de verão.
É o «púguesso» do outro, traduzido na falência das gentes e terras do interior.....
QUEM NOS AJUDA????