quinta-feira, janeiro 19, 2012

O palhaço do circo


No circo, o da vida, há os que representam alguns figurantes do circo da comédia.
Uns ganham mal a vida, na arte do circo.
Outros fazem da arte de representar forma de ganhar bem a vida.
Essa a grande diferença.
Ele há os trapezistas, os que se equilibram nas suas estreitas posturas, sempre em desequilíbrio...e, quando lhes falha o pé....lama com o artista!!!
Há os malabaristas, que com frases feitas, palavras de circunstância, cortesias, fintas e dribles procuram enganar e enganar-se. Coitados, normalmente caem ao primeiro sopro do vento suão.
Há os contorcionistas que se tentam arrumar nas mais pequenas fendas por forma a mitigarem o almejado sossego da paz com todos e guerra sem ninguém.
Há os domadores que se julgam fortes, esquecendo-se que as feras que julgam domadas estão só anestesiadas, esperando a primeira distracção fatal.
Há os apresentadores que se gostam de ouvir mas, não ganham nada.
Por fim os palhaços.....uns ricos, outros pobres.
Todos eles, os palhaços, gostam de fazer rir. Animam as plateias de fãs e, fazem esquecer, por momentos, as amarguras da vida. Efémeros.
Riem-se das suas tristes figuras.
Os palhaços ricos que com aquele ar sério, circunspecto ENGANAM os tristes palhaços pobres, que caem uma, caem duas, caem centenas de vezes na mesma tanga armadilhada.
Triste o palhaço pobre que, quando dá pela tramóia em que se enlameou, por culpa própria, agarra-se ao serrote e toca uma melodia triste e desafinada.
Enganado pelo palhaço rico nada mais lhe resta senão sair de cena e, partir para parte incerta.
Para um local ermo e deserto onde terá por companhia o serrote e a mosca que, nestas ocasiões, aparce sempre a morder o nariz do palhaço....
Pode sacudi-la, vezes sem conta mas ela, a mosca, pertence-lhe como a macabra agonia de acabar só enganado pelo rico.
Palhaço morre.....e não voltes mais, caso contrário a mosca vai continuar a morder-te hoje, amanhã e...sempre...por que tu vais continuar a ser enganado, bem enganado pelo rico.
MORRE LONGE PALHAÇO!!!