terça-feira, janeiro 24, 2012

A Guarda cada vez mais uma aldeia


A cidade da Guarda continua, penosamente, a fazer o caminho para passar de capital de distrito a uma aldeia que, numa outra qualquer reforma administrativa, será provavelmente agregada.
Mas, isso será na reforma dos sobrinhos do Relvas.
Até lá, acaba tudo.
Agora soube-se que a Pousada da Juventude vai ENCERRAR.
Isso mesmo, ENCERRAMENTO!!!
Dizem os «iluminados» que a pousada não tem viabilidade económica...pouca ocupação.
Ora se tais iluminados tivessem dois dedos de testa, coeficiente de inteligência superior ao da galinha, saberiam que tudo funciona como se de um dominó se tratasse.
Ou seja, para quem não sabe ou não conhece o efeito dominó, basta que uma peça caia e...todas as ouras por contacto vão, igualmente, cair.
Percebem???
Difícil, admito, para acéfalos!!!
O executivo da câmara tentou evitar o encerramento...dizem!!!
Só que, às vezes parece que se quer tentar modificar o rumo dos acontecimentos para que TUDO, MAS TUDO fique exactamente na mesma!!!
Pois é...aparências!!!
Quem pode acreditar que os mesmos senhores que «venderam» o Hotel Turismo da Guarda, estejam minimamente interessados em que uma estrutura como a Pousada da Juventude se mantenha aberta?
Como pode uma câmara exigir que uma Pousada da Juventude se mantenha aberta quando se cortam os subsídios a casas da cultura do concelho? E, muitos outros exemplos haveria que provar que a melhor forma de agir é parecer que se faz, deixando que tudo termine.
Mas, para aqueles que julgam que o encerramento da Pousada é algo que tem a ver com motivos financeiros desenganem-se, o futuro da Pousada, ou seja. o futuro das instalações já está assegurado.
Por isso a vontade da câmara no «agarrem-me senão bato-lhe»!!!
Ora, quem haveria de ser o destinatário das instalações??
Nada mais nada menos que a família Raimundo.
Exactamente, João Raimundo e Marília Raimundo (JM&R), sócios da câmara da Guarda na Ensiguarda (cooperativa particular de ensino profissional), querem as instalações para acomodarem os alunos da «sua» escola!!!
Ora cá está o que ninguém diz!!!!
Depois da cedência de terrenos públicos e a aquisição e, posterior cedência de instalações, para construírem todo o complexo da Fundação Augusto Gil, infantário/creche, lar para reformados ricos, escola profissional eis que o império de JM&R quer alargar-se em parceria com a câmara da Guarda.
Ora cá está a razão do «agarrem-me antes que lhe bata»!!!
Um império construído com a ajudinha preciosa de um executivo camarário que a tudo cede à família  em questão!!!
Recordar que JR (João Raimundo) foi inclusive, agraciado com direito a medalha, pelo ex governador civil, Santinho Pacheco, o das cabras!!!
Condecoração que mereceu, e muito bem, o comentário astuto e pertinente de Mota da Romana, que disse que o senhor governador era como aqueles passageiros que só conhecem as terras da janela do comboio!!
Brilhante Mota da Romana.
Brilhante a todos os níveis, incluindo aquele que, como nós, temos memória e nos lembramos da Guarda a ferro e fogo, com listas negras de nomes a abater por um tal de Trancoso...
Pois é...temos memória!!!
Para não falar do processo do IPG (Instituto Politécnico da Guarda) sua génese e de um «director», JR, e de uma secretária de estado da educação MR (Marília Raimundo) casamento perfeito, para ligações imperfeitas...
Os tempos do terror que agora são esquecidos pela anuência de uma câmara......enlatada!!!
Agora não é só a câmra, são-no também os correligionários de partido PSD, (será que já não são correligionáros???) que lhe vão ofertar a pousada para residência dos estudantes da Ensiguarda.
Para mais tarde recordar......