quarta-feira, novembro 23, 2011

Um autorretrado

Nesta época do ano surgem os oportunistas do comércio e, principalmente, os salteadores das «prendinhas», ou seja, das carteiras!!
Cada um de nós já foi surpreendido por ter recebido uma prenda, dita de «última hora», de um colega, amig@..
Depois surge sempre a dúvida ....o que «oferecer» ao intruso e oportunista «amigo de ocasião».
Nestes casos, vou a uma livraria e escolho um livro, daqueles tipo receitas culinárias da Patagónia e, prenda resolvida!!!
Nunca mais se atreve, @ dit@ «intrus@», a ofertar o quer que seja....
Este ano, por razões conhecidas e devidas a um «gasparzinho», já sei o que oferecer aos poucos que ainda se atrevem a desafiar o uso parolo de «dar prendinhas»!!! 
Como acabaram ou estão para acabar os saldos e...como ainda vai ficar um resto do roubo do 14.º mês, então há que lançar no mercado (??) produtos ditos de consumo directo, livros, cd´s, vídeos, joguinhos do Doom....
Está na mesma ordem de produtos ordinários, seguramente, um livro chamado "Pátria Utópica".
Um livro de nome "Pátria Utópica" é o autorretrato de uns quantos «meninos ricos» que puderam partir, sair do país amordaçado, antes do 25 de Abril.....fugiram com o papa na algibeira....desertaram...
Outros partiram, mas com malas de cartão, com salto no desconhecido e, acabaram a viver nos bidonvilles...estes, os do livrinho,  nos hotéis e apartamentos luxuosos....
E, ainda houve, os outros que quiseram e não puderam partir...por razões várias....e acabaram com os costados numa guerra colonial brutal e sanguinária...pois é....
Ainda houve a resistência dos que ficaram....também dura.
Bem mais dura que viajar pela Suíça, Alemanha, .....a outra Europa!!
Bem mais dura que dar milho às pombas nos Champs Elysées...
Estes senhores estão impregnados do célebre síndroma do Peter Pan!!!
Este livro, Pátria Utópica, é por um lado a tentativa dos seus autores de se demarcarem das suas políticas erradas e, por outro, por se sentirem marginalizados de um processo que os esqueceu.........acontece aos oportunistas, claro!!!
Só que, não conseguem, marcados indubitavelmente pela própria ganância, oportunismo e vergonha de nada terem feito em prol dos outros.
Aproveitamento, em nome próprio, da evolução dos acontecimentos e da forma como a «democracia» deles enganou, de forma impostora, o pensamento e o querer de milhões de portugueses.
Falsas quimeras que apenas serviram para esconder os milhões que a Europa nos ajudava......antes e depois da «tal» Europa connosco!!!
Enganaram, impuseram e agora querem despir o tal casaco....só que nem virando as abas, o casaco lhes sai da pele suja, andrajosa e pegajosa. 
Eu, já sei o que oferecer a quem ousar usar salamaleques ....nas fuças com a tal «Pátria Utópica»!!! 
Por acaso, tenho memória....
Já imaginaram, por um simples acaso, nestes todos processos que por aí vão acontecendo....face oculta, furacão, «isaltino», gondomar, felgueiras, «limas & lâminas»...e tantos outros...alguém dizer...que tinha sido comprado por uma «Pátria Utópica»!!!
Alguém ia acreditar????
E, daí quem sabe.....