terça-feira, outubro 18, 2011

A VERGONHA

Cada vez tenho mais repulsa, indignação e revolta por uns políticos trapaceiros que ao longo de 30 (TRINTA) anos nada fizeram para que um país, uma sociedade, um povo visse melhoradas as suas condições de vida!!!
O salário mínimo nacional teve um acréscimo de apenas 88 euros desde 1974, enquanto as pensões mínimas de velhice e invalidez aumentaram apenas 38 euros nos últimos 36 anos!!!!
QUE VERGONHA!!!
Quanto aumentaram as benesses de certos capitalistas, donos do poder económico e financeiro, da banca, das grandes fortunas???
Quanto se ganhou roubando o que era público????
Portugal era o quarto país da UE com maiores desigualdades entre ricos e pobres, sendo que o rendimento dos mais ricos era seis vezes superior ao dos mais pobres (a média europeia era de cinco). No mesmo ano, mesmo após as transferências sociais, quase uma em cada cinco pessoas (17,9%) era pobre, sendo que 37% dos agregados constituídos por um adulto com uma ou mais crianças viviam em situação de pobreza.
Portugal passou do 17.º para o 9.º país com a taxa de risco de pobreza mais alta da UE, isto apesar de essa taxa, após transferências sociais, ter diminuído.
Sem as transferências sociais, o risco de pobreza em Portugal seria cerca do dobro do que é actualmente.
Em Portugal é pobre quem vive com um rendimento mensal (por adulto) próximo dos 400 euros.
TRISTE PAÍS QUE SE DEIXA GOVERNAR POR UM COIO DE INDIGENTES!!!