quinta-feira, outubro 06, 2011

"Numa época em que Portugal está mergulhado na maior crise dos últimos cem anos, há uma ilha lusitana onde os piratas são invisíveis, mas o dinheiro desaparece. Sabia que a PepsiCo, Dell, Swatch, American British Tobacco e muitas outras multinacionais usam o offshore da Madeira para fugir aos impostos?".
É desta forma que o livro 'Suite 605'  a lançar no próximo dia 1 de Outubro se dá a conhecer, assumindo ser "a maior investigação realizada sobre a Zona Franca da Madeira".  João Pedro Martins é o autor de "um cocktail explosivo que conta a história secreta de centenas de empresas que cabem numa sala de 100m2".
A obra assenta numa "pesquisa exaustiva a milhares de páginas de documentos classificados e o acesso a informação confidencial das empresas que nos últimos 17 anos desenvolveram negócios na Zona Franca da Madeira, ajuda-nos a destapar o véu de opacidade e a conhecer o inferno fiscal que deixa 30% da população da Madeira a viver abaixo do limiar da pobreza", lê-se na sinopse.
O livro promete grandes revelações, embora possa repetir casos que já foram notícia. A apresentação é eleoquente: "Conheça os sofisticados esquemas contabilísticos para escapar aos impostos sem infringir a lei. Veja com os seus próprios olhos como se praticam crimes ambientais na Rússia usando 351 'barquinhos de papel' que passaram no offshore da Madeira e deixaram o Ministério das Finanças a 'ver navios'. Saiba tudo sobre o financiamento de partidos políticos envolvendo um processo de mega evasão fiscal em Itália com o epicentro no Funchal. Reconheça a verdadeira identidade dos donos das empresas fantasma que não têm trabalhadores, não produzem riqueza, não pagam impostos, mas apresentam lucros fabulosos. Saiba quem são os super-gestores que administram centenas de empresas",
'Suite 605" assume-se ainda como o mapa geo-referenciado "da maior burla legal que esvaziou os cofres públicos" e que nos últimos anos, levou a que a Madeira perdesse "900 milhões de euros devido às exportações fictícias que inflacionaram artificialmente o PIB".  Também revela que só 51 empresas pagam IRC na Madeira e que a maior exportadora da Região é controlada pela líder mundial do aço, a Arcelormital Trading, que não paga impostos em Portugal.
A editora, SmartBook, refere que a Directora do Departamento de Investigação e Acção Penal, Maria José Morgado, já se pronunciou sobre a obra, referindo:  “O regime offshore cria um buraco escuro na economia, potenciador da rentabilização do crime organizado e da instabilidade financeira dos países. Uma razão para ler este livro de enorme utilidade.”