quinta-feira, julho 14, 2011

O faz-de-conta da educação

As negativas batem recordes nos exames do Ensino Básico.
Este é o dado mais relevante do estudo que o Ministério da Educação divulgou esta noite com os resultados dos exames nacionais realizados este ano lectivo.
De acordo com o documento, é a Matemática que há a subida mais significativa da percentagem de reprovações em relação ao ano passado.
No total, houve apenas 41,7% de notas positivas.
Em 2010, na primeira chamada, houve 26% de notas negativas. Este ano a percentagem subiu para os 31%, num universo de cerca de 90 mil provas realizadas.
A média de classificação ronda os 43 pontos, numa escala de 0 a 100.
Tendência não muito diferente foi a registada na segunda chamada. Em 2010 reprovaram 57 em cada 100 alunos, este ano o número aumentou para 62 e a média caiu para os 33% em 148 exames realizados.
A Língua Portuguesa não apresenta grande variação e continua a ser, apesar de tudo, a prova que se mantém em terreno positivo - 56,4% de positivas, ainda assim a pior média desde 2006.
A destacar pela positiva o nível intermédio de Língua Portuguesa não-Materna, em que há um decréscimo de 8% para 7% nas reprovações em relação ao ano passado.
Só na segunda chamada é que se regista uma subida, mas residual. Entre os alunos do Ensino Básico que realizaram a prova a 27 de Junho, a taxa de reprovação é de 19%, menos 1% do que no ano passado.
Os RESULTADOS de 6 anos de um (des)governo do Sócrates começam a ser conhecidos também ao nível da educação.
Dúvidas??? Quem as tinha??? Só os bastardos dos «boys e girls»!!!
Será que vamos ter os «resultados» da avaliação dos cursos «profissionais», das «novas oportunidades» e do ensino superior??
Publiquem-nos se é que há ...CORAGEM!!!!