quarta-feira, julho 20, 2011

Mais e mais desemprego...

402 mil pessoas. Trabalhadores com salário mínimo quase duplicam desde 2006......
Os licenciados são os que mais pesam...
É o liberalismo económico no seu pior.....salários baixos e escravatura no trabalho...
O número de pessoas a receber o salário mínimo nacional em Portugal praticamente duplicou desde 2006, data da assinatura do acordo entre os parceiros sociais e o governo para a subida faseada desta remuneração.
SUBIDA????
Qual subida???  A dos desempregados...pois....desde a flexibilização.....até aos despedimentos tudo serve para o liberalismo se expandir....
A tendência de alargamento do universo de trabalhadores por conta de outrem com salário mínimo abrange igualmente os licenciados - em 2009 havia mais de 15 800 licenciados a receber exactamente o salário mínimo, mais do dobro do verificado em 2006.
Os dados provêm da análise dos quadros de pessoal - a enorme base de dados onde estão registados os dados da esmagadora maioria dos trabalhadores - e reportam a 2009. Os números pecam por defeito, uma vez que medem apenas os trabalhadores por conta de outrem a tempo inteiro que recebam exactamente o salário mínimo (450 euros em 2009) - o conjunto global de pessoas será superior tendo em conta as que ganham valores próximos do salário mínimo.
No total há mais de 402 mil pessoas a receber o salário mínimo em Portugal, valor que subiu muito desde o final de 2006, altura em que estava em 222 mil pessoas. A incidência é maior no caso das mulheres - cerca de 14,5% estão nesta situação (eram 7,9% em 2006, valor quase inalterado desde 2002), abaixo dos 8% dos homens. As mulheres, cujo nível salarial é menor que o dos homens, representam 61% das pessoas que recebem salário mínimo.
A subida do desemprego - para valores recorde em Portugal - tem um impacto directo nos salários. A somar a isto está o recurso cada vez maior a contratos a prazo: 58% das mulheres com menos de 25 anos tinha em 2009 um contrato a prazo, valor que desce para 53% nos homens.
É o liberalismo.......