terça-feira, julho 05, 2011

Investimento ou «novo riquismo»!!!!

A quarta fase do projecto, que abrange 38 escolas, pode nunca vir a sair do papel por falta de financiamento.
As obras megalómanas do Sócrates!!!
O plano foi propagandeado como um incentivo às pequenas e médias empresas de construção. Veio a verificar-se que a maioria das obras foram feitas por grande construtoras.
Claro, não é...
Nessa altura, Sócrates justificou a medida com a necessidade de se "andar depressa com esse investimento, porque há muita gente à espera de emprego, muita empresa que precisa dessa obra para não despedir pessoas".
Em 2010, a empresa acrescentou 441 milhões de euros ao défice público porque, segundo a conta geral do Estado, acabou por ser classificada pelo Instituto Nacional de Estatística como fazendo parte do universo das administrações públicas sem receitas próprias que cubram 50% dos custos.
 O resultado foi que as suas contas foram incluídas nas contas das administrações públicas deficitárias o ano passado, contribuindo directamente para o défice reportado a Bruxelas - que em 2010 atingiu os 9,2% do produto interno bruto, tendo a Parque Escolar representado 0,25% deste buraco. 
Outra das medidas «anunciadas» com o processo de requalificação tinha como objectivo a eficiência energética e deveria iniciar-se sempre através de um estudo prévio sujeito à aprovação da escola em causa. Tudo este processo é posto em causa por técnicos de renome, nomeadamente do Instituto Superior Técnico, como aliás já o demos a conhecer aqui no CP.
São igualmente apontados os elevados custos de manutenção de todo este despesismo!!!
Desde custo de gás, electricidade para «luxos» como ar condicionado......
Onde haverá dinheiro para tais luxos???
E, as outras escolas que ficaram sem quaisquer verbas para serem reabilitadas???
Escolas que, nalguns casos nem balneários têm para os alunos utilizarem após as aulas de Educação Física, ou melhor dito, aulas de ginástica....
É que Educação Física pressupõe  também a aprendizagem das regras mínimas de higiene pessoal, como formação integral do indivíduo.
Sabia senhor Crato???
Ou será que higiene não faz parte do «seu» conceito de educação???
Pois é......