quinta-feira, julho 14, 2011



Iminência de «calamidade financeira» deixa Washington a tremer!!!
O que há meses parecia inconcebível e distante começa a ganhar contornos de possível «gigantesca calamidade financeira» caso falhe o acordo para aumentar o limite da dívida norte-americana, como disse o presidente da reserva federal, Ben Bernanke.
A imprensa dos EUA está hoje em efervescência devido à forma como as conversações entre a Casa Branca e o Partido Republicano têm decorrido, tendo culminado com a saída do presidente Barack Obama da reunião de quarta-feira à noite de forma «abrupta», refere o New York Times, na edição digital.
Enquanto a reunião decorria, a agência de notação financeira Moody’s colocava sob vigilância o ‘rating’ máximo dos EUA, com perspectivas de corte no futuro, caso não haja acordo entre as principais forças políticas para aumentar o nível da dívida, que se encontra, neste momento em 14,29 biliões de dólares, algo que a Standard & Poor’s também já tinha ameaçado.
O Washington Post ‘online’ fala num cenário «potencialmente catastrófico», enquanto o Financial Times descreve as negociações entre a Casa Branca e os republicanos como «rancorosas», ao passo que o Los Angeles Times fala em «falência desastrosa» caso haja mesmo um ‘default’ no dia 2 de Agosto.
O diferendo não é apenas entre democratas e republicanos, mas também dentro das próprias fileiras do Partido Republicano, refere o Washington Post, com o líder da minoria no Senado, Mitch McConnell a avisar que uma falência pode «destruir» a marca do partido.
No Wall Street Journal, o antigo chefe de gabinete adjunto do presidente George W. Bush, Karl Rove, rotula a capital norte-americana de «disfuncional», acusando o presidente Obama de ser um «liberal incompetente», enquanto, do outro lado do espectro, o colunista E.J. Dionne, Jr. escreve no Washington Post que o líder dos EUA mostrou que «a redução do défice não é agora, e nunca foi, a prioridade dos republicanos».
O Los Angeles Times mostra-se pouco espantado em editorial: «Que surpresa, um governo dividido significa que é difícil fazer as coisas à sua maneira. Se os legisladores não conseguem comprometer-se num plano de corte do défice agora, deverão, pelo menos, estabelecer um conjunto de alvos executáveis para travar o défice nos próximos anos e impedir a dívida de crescer mais rápido do que a economia».
Será que vai haver LIXO para os EUA????
Isso é que era.....
"Os capitalistas são tão capazes de auto sacrifício como de se auto erguerem pelos seus próprios atacadores."- Lénine , Vladimir