terça-feira, julho 19, 2011

A HIPOCRISIA

Acima de 2 500 € pagará mais de 50% do subsídio de Natal.
Os contribuintes com rendimentos acima dos 2.500 euros mensais, irão pagar mais de 50% do subsídio de Natal na contribuição extraordinária» anunciada pelo Governo.
Com base na forma de cálculo do Ministério das Finanças, os cerca de 10% de contribuintes que auferem rendimentos superiores a 2 500 euros por mês irão mesmo pagar mais de metade do 13º mês.
Os contribuintes que recebem entre 700 e mil euros brutos irão ser penalizados em cerca de 20%, uma percentagem que sobe para até aos 40% para quem aufere de um salário bruto entre os dois mil e os 3 500 euros.
Contudo, isto apenas engloba os valores da retenção na fonte. A estes montantes terá de ser adicionado o valor apurado em 2012, cuja fórmula de cálculo é diferente, onde o que interessa é o rendimento colectável. Só então se verá se 3,5% do rendimento colectável menos o valor correspondente ao salário mínimo nacional é inferior ou superior ao valor retido na fonte em Dezembro.
As contas apontam para que dois terços dos contribuintes terão direito a reembolso, ou seja acabam por «emprestar» dinheiro ao Estado. Já os cerca de 30% que ganham mais do que cerca de 1.300 euros mensais terão de pagar ao Fisco. Quanto aos 10% de contribuintes que recebem mais de 2.500 euros mensais, o valor final do imposto – juntando a retenção com o acerto em 2012 – corresponderá mesmo a mais de metade do subsídio de Natal.
Isto é o que se vai sabendo....ninguém garante que não haja por aí muito mais imposto....a pagar pelos rendimentos do trabalho....pois os outros não PAGAM NADA!!!!!