quinta-feira, junho 30, 2011

Crime???

Delete. Governo Sócrates apagou informação dos computadores!!!!
Mas, não eram estes que andavam a dizer, aos sete ventos, que estavam a preparar os dossiers para o governo do ....coelho???
Pois é....
Na semana que antecedeu a tomada de posse do novo governo, entre 13 e 17 de Junho, os funcionários dos gabinetes dos ministérios das Finanças e da Economia ficaram sem informação nos computadores com que trabalhavam, os emails profissionais deixaram de ter histórico ou lista de contactos e os discos rígidos foram limpos.
A ordem(???), mas não era um governo em gestão???, tendo em conta testemunhos ouvidos, era a de não deixar qualquer informação nos computadores profissionais.
"Um dia apareceu um técnico, perguntou-me se tinha guardado a informação de que precisava e fez uma limpeza total ao disco rígido, até instalou novamente o sistema operativo", explicou.
Esta operação de limpeza foi executada pelo Ceger, organismo responsável pela gestão da rede informática do governo (RiNG) e que está na dependência da presidência do Conselho de Ministros (leia-se Sócrates).
Os emails profissionais dos funcionários estão armazenados na RiNG, que foi esvaziada de informação.
É através da RiNG que circula toda a informação interministerial, em circuito restrito.
Em 2005, por exemplo, esta rede interligava 22 edifícios dos diferentes ministérios e a informação era centralizada num servidor que se localiza na Rua Miguel Lupi, na Lapa, em Lisboa.
Através da RiNG, os funcionários dos gabinetes ministeriais podem fazer uma gestão documental do trabalho em curso, têm acesso ao seu email profissional, à agenda do Conselho de Ministros, aos processos legislativos (diplomas) que estão a decorrer e podem fazer chamadas de voz, através da internet, entre ministérios. Toda a informação da RiNG, à excepção da agenda do Conselho de Ministros, foi limpa.
Nas Finanças, há ainda relatos de recolha física de computadores por parte do Ceger, apesar de o material informático pertencer a outro organismo do estado - a DGITA - Direcção-Geral de Informática e Apoio aos Serviços Tributários e Aduaneiros. Quem autorizou tal «limpeza»? Onde param tais computadores????
A Economia teve mais sorte do que as Finanças.
Foram mantidos os computadores, mas os gabinetes ficaram sem internet e sem acesso aos emails durante alguns dias, o que impossibilitou todo o gabinete dirigido por Álvaro Santos Pereira de comunicar oficialmente com o exterior.
O que havia de tão «secreto» para ser destruído???
Quem pode investigar????
Ninguém....pois...cães e lobos fazem parte da matilha....
E, nos outros ministérios.....direcções gerais....regionais e...locais?????
Quem responde pelo DELETE????