quinta-feira, junho 09, 2011

Agora é que fiscalizam??? Pois é....

Uma equipa de peritos do FMI esteve entre os dias 01 e 08 de Junho no Banco de Portugal a avaliar os métodos de funcionamento do supervisor, disse à Lusa fonte oficial da entidade liderada por Carlos Costa.
"O financiamento do FMI [Fundo Monetário Internacional] a um membro pressupõe um conjunto de garantias relativas à capacidade para gerir adequadamente os recursos e reportar fielmente a informação requerida.
Estas garantias são aferidas pelo FMI junto do banco central nacional onde estão sediadas as contas através das quais são processadas as operações necessárias ao financiamento, num exercício designado 'Safeguards Assessment'", explicou a mesma fonte.
Com este propósito, esteve no Banco de Portugal uma missão do FMI, entre 01 e 08 de Junho.
Fonte oficial do supervisor acrescentou que o exercício 'Safeguards Assessment' "compreende a análise dos mecanismos de auditoria externa, estrutura jurídica e autonomia, prestação de informação financeira, mecanismos de auditoria interna e sistema de controlo interno, correspondendo à sigla em inglês ELRIC (External Audit, Legal Structure, Financial Reporting, Internal Audit, Internal Controls)".
De acordo com o mesmo responsável, "o modelo de 'governance', os mecanismos de auditoria interna e externa e de controlo de riscos do Banco de Portugal estão de acordo com os melhores padrões do Eurosistema".
Agora é que se preocupam com a supervisão...até aqui era o «soneca» Vitinho Constâncio que ganhava o dele e não fazia NADA...o dinheiro não era dele....