quarta-feira, maio 25, 2011

A TSU

Não, não é o que estão a pensar......
Chama-se Taxa Social Única!!!
As empresas vão passar a descontar menos para a Segurança Social.
O programa de austeridade da ‘troika', negociado com o Ps, PSD e CDS, prevê a redução da taxa social única, mas apenas a parte que é da responsabilidade dos patrões.
Dizem ELES que é uma das medidas mais importantes para aumentar a competitividade da economia.
Argumento mais falacioso!!!
Segundo o documento uma das contrapartidas pela ajuda externa, explica que o aumento da competitividade do país vai envolver "uma grande redução" nas contribuições dos patrões para a segurança social.
Para compensar o Estado pela perda desta receita e para não colocar em risco o sistema de pensões nacional, serão tomadas medidas que deverão passar por alterações na estrutura e nas taxas de IVA; cortes permanentes adicionais na despesa; e aumento de outros impostos que não tenham um efeito adverso na competitividade.
O documento refere ainda que a proposta poderá ser implementada em duas fases distintas, mas a primeira parte terá que avançar obrigatoriamente já no Orçamento do Estado para 2012.
A proposta, que permitirá reduzir os custos das empresas portuguesas, vai ao encontro do que já tinha sido sugerido pelo PSD.
Claro só podia.....
Esta notícia foi música para os patrões......que já defendiam, há muito a redução das contribuições para a segurança social.
Já este ano, o Banco de Portugal, outro que tal, publicou um estudo no qual analisava o impacto de uma subida de dois pontos percentuais no IVA, que permitisse a redução da taxa social única.
Na altura, uma das conclusões a que o supervisor chegou foi que tal medida teria um efeito positivo na competitividade das empresas e, por essa via, no crescimento económico.
O PSD diz que afinal quer baixar a TSU, não 4, mas 8 por cento.
Ora que bela música para os patrões.....
Em resumo, não se entende por que não aboli-la de uma vez por todas.
Se é para dar cabo da Segurança Social, se a opção é transferir as reformas dos portugueses para os activos dos balanços das empresas, uma redução para zero da Taxa Social Única evitaria uma longa e indesejável agonia, com a vantagem acrescida de abrir mercado para uma espécie de Segurança Social com aquela racionalidade que apenas se encontra no ADN das empresas privadas.
Claro, bem de ver...quem quer segurança «social» pague às seguradoras, defende o CDS e PSD e a ajudinha do Ps!!!
Depois, temos umas contas a ajustar com a burocracia dos contratos de trabalho escritos e com tempo indeterminado e, então, finalmente, estaremos em condições de pensar seriamente em livrar a nossa competitividade do fardo que as empresas carregam aos ombros de serem obrigadas a pagar uma contra-prestação pelo trabalho dos seus “colaboradores”, na linguagem neo-liberal.
Só que esta maltrapilha esquece-se que tipo de patrões temos em Portugal....
Parasitas, vivem, viveram e sempre vão viver à custa do estado....benesses e mais benesses....regalias e mais regalis....terrenos à borla.....impostos mais «suaves».....luz, água e outros bens oferecidos....fundos a perder de vista para se governarem....e quando a «coisa» começa a não lhes agradar fogem a toda a velocidade....deixando os trabalhadores na RUAAAAAA......com uma mão à frente e outra a trás....
Quem acredita que os 4% ou 8%, na versão PSD, vai contribuir para o desenvolvimento da economia?
Mais emprego???
IDIOTAS!!!
Só quem não conhece o que é o patronato português......ou finge não conhecer...ALDRABÕES!!!
As empresas a lucrar , o pessoal a trabalhar e o país a ir para a frente.
O lema da nova ordem social liberal quanto baste...
 O nosso destino sempre foi o Oceano.
Dizem que o fundo do mar é lindo.