quarta-feira, abril 20, 2011

REVOLTA COM ESTA ROUBALHEIRA

TC chumba auditorias internas nas empresas públicas!!!
Eu, cidadão de um país que dizem soberano, contribuinte à FORÇA que paga a uma corja de imbecis que se governem e mandem às urtigas justificações do que fazem COM O DINHEIRO QUE NÃO LHES PERTENCE....
Um Tribunal de Contas (TC) chumbou as auditorias internas realizadas pelas empresas públicas.
Só isto...E NÃO CHEGA???
Pois não chega...por causa destas e doutras o país está na BANCARROTA!!!
Culpados ...MUITOS....que se passeaim por esse país com o que não lhes pertence...
As conclusões apontam para falhas na fiscalização e prevenção do risco, considerando que não é dada a devida importância a estas funções.
O organismo detectou ausência de objectivos, desvios às normas internacionais e casos de falta de transparência.
LERAM BEM??? FALTA DE TRANSPARÊNCIA.........
No relatório, com base em dados de 20 empresas públicas, conclui-se que, "em regra, as empresas estatais não assimilaram o conceito" de auditoria externa, definido internacionalmente pelo Institute of Internal Auditors (IIA). O organismo afirma ainda que "nem tão-pouco existe prioridade no uso da auditoria interna para a melhoria dos processos de gestão, limitando-a a simples fiscalizador do controlo interno e não cumprindo grande parte das melhores práticas internacionais".
E, depois vem com as palavras MANSAS de CONCORDATA com a ROUBALHEIRA....«mas considera, no entanto, que há "um crescente interesse nesta temática", capaz de trazer desenvolvimentos a estas funções.»!!
Qual crescente??? A da Lua é que é quarto crescente...PORRA!!!
Digam o que devem dizer....ROUBO...
De entre as falhas reportadas pelo TC, salienta-se o facto de apenas 16 das entidades inquiridas possuírem uma unidade orgânica de auditoria interna. E, destas, "apenas cinco empresas demonstraram conhecer a total amplitude do conceito". Sendo que, em alguns casos, não havia objectivos definidos para as funções e, na maioria das empresas, não tinha sido planeada uma avaliação independente das auditorias.
ROUBEM À VONTADE CAMBADA...
Além disso, dos 199 auditores internos existentes nessas 16 empresas, apenas 8,5 por cento "estavam devidamente certificados pelo IIA".
E o principal problema é que 15 por cento "tinham exercido anteriormente cargos de chefia".
Uma situação que, de acordo com o TC, "potencia risco para a independência das operações das unidades de auditoria interna".
Ou seja, os auditores VERIFICAM E DÃO O AVAL À ROUBALHEIRA...
PORCOS E SUJOS!!!
Estes casos verificaram-se em seis empresas que apresentaram prejuízos em 2008, como a Refer e a TAP.
Nesse ano, estas 20 empresas públicas gastaram 15,9 milhões de euros com auditorias internas.
As tais cujos auditores.....auditaram o próprio serviço!!!
O custo médio anual rondou 933,1 mil euros e a despesa com cada auditor fixou-se em 797 mil euros, o que equivale a 5,7 mil euros por mês.
ISTO É CRIME AQUI OU NA PATAGÓNIA!!!