sexta-feira, abril 01, 2011

O abismo .....

O instituto responsável pela gestão de dívida de Portugal «vai tentar» colocar 1 500 milhões de euros em Obrigações do Tesouro.
De acordo com operadores de mercado, Portugal já tem compradores e os juros vão rondar os 6,4%.
Os operadores de mercado adiantam que os compradores da dívida serão, desta vez, o Brasil e a China.
O anúncio desta emissão foi feito ontem, no dia em que o Instituto Nacional de Estatística (INE) revelou que o défice português ficou em 8,6% no ano passado, acima da meta de 7,3% definida pelo Governo, um cenário que aumenta a pressão sobre Portugal para pedir ajuda.
Sinal do nervosismo dos mercados os títulos de dívida de Portugal renovaram ontem sucessivos máximos, com o juro das OT a 5 anos, por exemplo, a superar os 9,5% pela primeira vez desde a criação do euro.
Apesar da escalada dos juros, a porta-voz do FMI comunicou que Portugal não pediu ajuda, mas admitiu que o País está numa "situação difícil".
Também no dia de ontem, o IGCP revelou que tenciona emitir até 7 mil milhões de euros em títulos de dívida de curto prazo nos próximos três meses, enquanto a emissão de obrigações ficará sujeita às condições de mercado, podendo "tomar a forma de leilões regulares ou de leilões extraordinários."
De empréstimo em empréstimo até à morte........