sexta-feira, março 11, 2011

Princípio de Peter

O princípio é muito simples, e foi enunciado por Laurence J. Peter, professor universitário, num livro que acabou por se tornar um clássico na gestão empresarial:
Num sistema hierárquico, todo o funcionário tende a ser promovido até ao seu nível de incompetência.
Esta máxima significa basicamente o seguinte: Um bom funcionário, geralmente o melhor de cada serviço ou estrutura, é normalmente escolhido para ser promovido a um grau superior, onde se torna incompetente.
Significa isto que devemos deixar de ser ambiciosos e que cada um de nós tem um limite a partir do qual não pode caminhar? Não. Apenas que as ambições devem ser redireccionadas.
Se cada um de nós se ocupar a fazer aquilo que faz realmente bem, toda a estrutura social funcionará melhor, e ser o melhor naquilo que fazemos deve ser a nossa ambição. É claro que toda a gente gosta de ver reconhecido o seu trabalho, e como tal, todos os funcionários devem ser valorizados e premiados pelo seu bom desempenho. A diferença de salários não deveria ter por base a categoria da função desempenhada, mas sim a qualidade do desempenho. O melhor operário deveria ter uma remuneração idêntica à do seu chefe, uma vez que é dele que depende a execução operacional das tarefas.
Mas isto ainda é apenas teoria… E convenhamos, as elites não têm grande interesse em ver divulgado este princípio.
Vem tudo a propósito de uns certos «chefinhos» que por conveniência quer do serviçal, quer da cor do emblema que dizem ostentar nas ceroulas, atingiram um posto que lhes outorga, na opinião e vontade deles o direito supremo de MANDAR!!!
Mandam e mal!!!
Usam e abusam do poder que lhes caiu aos solavancos num espirro de ranho porco e sebento com que salivaram a cadeira do senhor director-geral.
Rodeiam-se, invariavelmente, dos incompetentes, piores que eles no desempenho do que quer que seja mas abutres astutos que comem a carne podre dos cadáveres dos que pisaram, violentaram para conseguirem o almejado «posto»!!!
São prepotentes e bajuladores na hierarquia dos interesses.
Aos «chefes» entregam-lhes as filhas virgens em troco do pedantismo do lugar.
Aos subalternos pisam-nos, violentam-nos, chantageiam-nos, escravizam-nos e bebem-nos o sangue.
É assim a hierarquia  podre de um sistema de um país amorfo, adormecido pelas quimeras de um paraíso que lhes roubaram....
RUA SEUS CALAFEUS HIPÓCRITAS!!!