segunda-feira, fevereiro 07, 2011

Os Leites do Rego

Estes são os «autores» do tal Jacinto Pinto Leite Rego do CDS.
O empresário Abel Pinheiro, está acusado por um crime de tráfico de influência e um crime de falsificação de documentos.
Como sempre, os «graúdos» ministros de Paulo Portas, Luís Nobre Guedes e Telmo Correia, respectivamente, ministros da Defesa, do Ambiente e do Turismo no governo de Pedro Santana Lopes, são referidos em todo o processo, inclusivamente surgem nas escutas telefónicas, mas não foram constituídos arguidos. Claro, só podia!!!
Apenas Telmo Correia está arrolado como testemunha.
Todavia, o tribunal considerou "o despacho conjunto 204/2005 ilegal, designadamente por não ter acautelado a prévia realização de estudo de impacto ambiental". O documento é assinado pelos três ministros e permitia o abate dos sobreiros.
Só que.....arguidos NADA!!!
Mas, há mais.....muito mais.....
Além do caso Portucale, o despacho de pronúncia refere mais dois alegados casos de influência política: a alteração do Plano Director Municipal de Gaia e a aprovação de um empreendimento na Quinta do Montado, propriedade de um fundo de investimento imobiliário gerido pela ESAF - Espírito Santo Fundos de Investimento Imobiliário.
E ainda uma aprovação ao alargamento da concessão à AENOR que seria financiada pelo BES.
No caso de Gaia, o tribunal refere que a questão "foi discutida entre o arguido Abel Pinheiro e Miguel Relvas, enquanto destacados elementos do CDS-PP e do PSD" e ainda o dirigente socialista Jorge Coelho.
Abel Pinheiro e os administradores do GES são acusados de tráfico de influências, enquanto os funcionários do CDS-PP vão responder pela acusação de falsificação de documentos. Em causa estão suspeitas quanto ao preenchimento de recibos de donativos para justificar a entrada de um milhão de euros nas contas do partido, em Dezembro de 2004. Um dos alegados doadores chamar-se-ia Jacinto Leite Capelo Rego.
«Tráfico de influências» ou seja na linguagem hodierna são só as prendinhas e.....as cortesias!!!